Após pior nevasca em 50 anos, Espanha enviará comboios de comida e vacina

Mesmo com os alertas, alguns moradores de Madri aproveitavam a quantidade neve rara para fazer bonecos de neve ou esquiar pelas ruas. Já outros se voluntariaram para a ajudar na limpeza

© Getty Images

Mundo ESPANHA-CLIMA 11/01/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo da Espanha irá enviar, nesta segunda-feira (11), comboios com vacina contra a Covid-19 e alimentos para regiões do país que ficaram isoladas pela neve durante a passagem da tempestade Filomena.

PUB

O fenômeno gerou a pior nevasca em 50 anos no país e deixou quatro mortos. Na região central, mais de 600 estradas foram afetadas e centenas de trabalhadores ficaram presos no aeroporto de Barajas, em Madri, fechado desde sexta (8).

O terminal deve reabrir gradualmente na noite deste domingo (10).

"O compromisso é garantir o fornecimento de saúde, vacinas e alimentação. Corredores foram abertos para a entrega", afirmou o ministro do Transporte, Jose Luis Abalos, neste domingo.

Enquanto as autoridades correm contra o tempo para limpar a neve, meteorologistas alertam para condições perigosas nos próximos dias, com expectativa de temperaturas abaixo dos -10°C nesta semana e previsão de congelamento da neve e queda de árvores.

"O perigo não passou", disse o ministro do Interior, Fernando Grande. "Uma semana de fio intenso se aproxima, que transformará toda essa neve acumulada em gelo", devido a temperaturas mínimas nunca antes atingidas.

Neste domingo, vários veículos limpa-neve e salgadores -que jogam sal para derreter o gelo- percorriam as ruas de Madri. Segundo o prefeito, José Luis Martínez-Almeida, a cidade não tem "um minuto a perder" para evitar que a neve acumulada nas principais estradas se transforme em gelo.

Mesmo com os alertas, alguns moradores de Madri aproveitavam a quantidade neve rara para fazer bonecos de neve ou esquiar pelas ruas. Já outros se voluntariaram para a ajudar na limpeza.

Leia Também: Indonésia encontra caixas-pretas de avião que caiu com 62 a bordo

"A equipe de saúde tem trabalhado duro por mais de um ano e esse é um momento breve para nós, então, como cidadãos, estamos tentando ajudar. É a responsabilidade de todo mundo", disse Fernando de la Fuente, 60, que limpava a entrada do Hospital Gregorio Maranon.

Havia ainda quem enfrentasse longas filas se formavam em frente aos poucos supermercados e padarias abertos.

O médico Álvaro Sanchez caminhou 17 km em meio à neve neste sábado (9) para trabalhar em um hospital de Majadahonda, a 16 km de Madri, o que levou proprietários de camionetes 4x4 a dar caronas para profissionais da saúde.

Na cidade, 90 pessoas estão bloqueadas desde sexta em um centro comercial, que não pode ser acessado devido à neve, segundo serviços regionais de emergência. Essas pessoas foram abastecidas pelas lojas daquele centro.

Os serviços de trem de Madri, que haviam sido suspensos na sexta, retornaram neste domingo.

A Agência de Meteorologia Estadual disse que entre 20 cm e 30 cm de neve caíram em Madri neste sábado, configurando a maior tempestade do tipo desde 1971.

A nevasca histórica cobriu completamente a capital na sexta e no sábado, assim como grande parte da Espanha.

Leia Também: Apesar de liderar vacinação, Reino Unido vê pressão máxima em hospitais

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Câncer Há 22 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Luto Há 16 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 19 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Emergência Médica Há 23 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

fama Redes Sociais Há 16 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

economia Reforma Tributária Há 23 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Vaticano 26/04/24

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

mundo Antártida Há 17 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 20 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

politica STF Há 23 Horas

Após 21 anos, Supremo forma maioria para consolidar poder de polícia do MP