Às vésperas da posse de Biden, Israel ordena construção de 800 assentamentos na Cisjordânia

A construção dos assentamentos divide opiniões

© Getty Images

Mundo ISRAEL-PALESTINA 11/01/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, ordenou nesta segunda-feira (11) o avanço dos planos para construir cerca de 800 casas para judeus na Cisjordânia ocupada, área em disputa com palestinos.

PUB

O anúncio ocorre a nove dias da posse do novo presidente dos EUA, Joe Biden, que já declarou ser contrário à construção desses assentamentos por Israel.

Os palestinos criticam a instalação de casas em terras sob disputa porque a presença das moradias impede a criação de um Estado palestino, algo que buscam há decadas.

"Estamos aqui para ficar. Nós vamos continuar a construir na terra de Israel", escreveu Netanyahu em rede social. O premiê está em campanha para a eleição marcada para 23 de março, o quarto pleito em dois anos.

Yair Lapid, líder da oposição, criticou a decisão. "Trata-se de um anúncio irresponsável. Biden ainda não tomou posse, e o governo [de Israel] já está nos levando a um confronto desnecessário", disse.

O atual presidente americano, Donald Trump, é um grande aliado de Netanyahu. Em novembro, o secretário de Estado, Mike Pompeo, visitou um assentamento na Cisjordânia e disse avaliar que a construção dessas moradias não desrespeita a lei internacional. Muitos países discordam.

Há grande expectativa de que a gestão Biden retome o entendimento anterior do governo dos EUA, de que Israel não deve construir moradias nas áreas em disputa. O governo israelense, por sua vez, diz ter laços históricos com a região, que ocupa militarmente desde 1967. Atualmente, há cerca de 440 mil colonos israelenses vivendo entre três milhões de palestinos na Cisjordânia.

Segundo o anúncio, as novas moradias serão feitas em Beit El, Tal Menashe, Rehelim, Shavei Shomron, Barkan, Karnei Shomron e Givat Zeev; ainda não se sabe quando elas começarão a ser construídas.

No ano passado, Trump tentou mediar um acordo de paz na região. Pelo plano, apoiado por Netanyahu, os palestinos ficariam com um território fragmentado, ligado por estradas e túneis. A proposta foi rechaçada pelos palestinos, que se recusaram a participar da negociação por considerarem o projeto pró-Israel.

A equipe do republicano também tem buscado estimular a retomada das relações entre países árabes com Israel, muitas das quais rompidas devido à questão palestina. Nos últimos meses, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Marrocos e Sudão assinaram acordos com o governo israelense.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico