Veja troca de farpas entre Bolsonaro e Maia ao longo do governo

A troca de farpas entre os dois não é recente: desde o início do governo, houve divergências públicas

© Getty Images

Política BOLSONARO-MAIA 13/01/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a fazer críticas no último fim de semana a Jair Bolsonaro, chamando o presidente da República de "covarde" e responsabilizando-o pelas mais de 200 mil mortes causadas pela Covid-19.

PUB

Maia também citou o compromisso com a democracia ao falar sobre as eleições para a presidência da Câmara: "Só compreendem o nosso gesto aqueles que defendem a democracia antes de tudo. Aqueles que respeitam diferenças e valorizam o diálogo".

A apoiadores reunidos no Palácio da Alvorada Bolsonaro havia ironizado, no dia anterior, a afirmação de Maia sobre a aliança do grupo do presidente da Câmara com o PT no apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP).

"Hoje, está junto com o PT nas eleições da presidência da Câmara. Pelo poder, água e óleo se misturam. Se bem que ali acho que não é água e óleo, não, são duas coisas muito parecidas", disse Bolsonaro.

A troca de farpas entre os dois não é recente: desde o início do governo, houve divergências públicas.

Confira abaixo algumas delas.*COBRANÇA NO INÍCIO

Em 2019, o PSL, partido de Bolsonaro à época, apoiou a reeleição de Maia ao comando da Câmara. Com a vitória, em fevereiro daquele ano, o deputado defendeu mais clareza no relacionamento entre Executivo e Legislativo.

"Qual é a aliança que ele [Bolsonaro] vai construir? O que é velha e nova política? Tem a polÍtica de hoje. E a política é o Parlamento, o ambiente mais importante do diálogo. E a política precisa entender como o presidente vai se relacionar com o Parlamento. Nós todos fomos eleitos e somos cobrados pelos nossos eleitores."

CRISE COM A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Em março de 2019, a negociação pela reforma da Previdência gerou mal-estar entre Maia, que exigiu articulação entre a Câmara e o governo para votação, e Bolsonaro, quem questionou o próprio papel diante da situação.

Em entrevista à TV Globo, Maia disse: "Ele [Bolsonaro] precisa ter um engajamento maior. Ele precisa ter mais tempo pra cuidar da Previdência e menos tempo cuidando do Twitter, porque, senão, a reforma não vai andar."

Ao chegar para reunião em Brasília, acrescentou: "É importante que o governo acerte na articulação. E ele não pode terceirizar a articulação como ele estava fazendo. Quer dizer, transfere para o presidente da Câmara e para o presidente do Senado uma responsabilidade que é dele e fica transferindo e criticando: 'Ah, a velha política está me pressionando'."

Em viagem ao Chile, Bolsonaro retrucou com diversas falas: "Alguns, não são todos, não querem largar a velha política, que infelizmente nos colocou nesta situação bastante crítica em que nos encontramos."

"A bola está com ele [Rodrigo Maia]. Eu já fiz a minha parte. Entreguei. E o compromisso dele, regimental, é despachar e o projeto andar dentro da Câmara. Nada falei contra Rodrigo Maia, muito pelo contrário. Estou achando que está havendo um tremendo mal entendido."

Maia, em São Paulo, disse: "Dentro daquilo que vocês me perguntam, e que a sociedade me demanda, eu falo o que acredito. Sem nenhum tipo de agressão a ninguém, né? Até porque eu não uso as redes sociais para agredir ninguém. Eu uso as redes sociais para dar informação aos meus eleitores, à sociedade."

Quatro dias depois, Rodrigo Maia, em resposta à afirmação, feita por Bolsonaro em entrevista à TV Bandeirantes, de que ele estaria "abalado" pela prisão de Moreira Franco, padrasto de sua mulher, disse: "Abalados estão os brasileiros, que estão esperando desde 1º de janeiro que o governo comece a funcionar. São 12 milhões de desempregados, 15 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha de pobreza, capacidade de investimento do Estado brasileiro diminuindo, 60 mil homicídios e o presidente brincando de presidir o Brasil."

"Eu acho que está na hora de a gente parar com esse tipo de brincadeira, está na hora de ele sentar na cadeira dele, do Parlamento sentar aqui, e a gente em conjunto resolver os problemas do Brasil."

Bolsonaro respondeu, em São Paulo, mencionando governos antes dele: "Se foi isso mesmo que ele falou, eu lamento. Não é palavra de uma pessoa que conduz uma Casa. Muita responsabilidade. Brincar? Se alguém quiser que eu faça o que os presidentes anteriores fizeram, eu não vou fazer."

FALTA DE AGENDA E PROTESTOS

Também em 2019, em entrevista à GloboNews, o presidente da Câmara dos Deputados fez novas críticas ao governo: "Qual é a agenda do governo? Qual é a agenda do governo para a Educação? Eu não conheço. Qual é a agenda do governo nas relações internacionais? É um desastre."

No final de maio de 2019, após manifestações pró-governo e contra o Congresso e o STF, Bolsonaro se reuniu com os chefes do Legislativo e do Judiciário e afirmou: "Hoje pela manhã tomando café com Dias Toffoli, Alcolumbre e Maia eu disse para Maia: com a caneta eu tenho muito mais poder do que você. Apesar de você, na verdade, fazer as leis, eu tenho o poder de fazer decreto."

ASSUMIR PAPEL DO EXECUTIVO

Já em abril de 2020, Luiz Henrique Mandetta, então ministro da Saúde, foi demitido –o que Maia criticou– e a Câmara aprovou projeto de socorro aos estados, fazendo com que Bolsonaro e o deputado trocassem farpas novamente.Bolsonaro disse: "Parece que a intenção é me tirar do governo. Quero crer que eu esteja equivocado. Qual o objetivo do senhor Rodrigo Maia? Ele quer atacar o governo federal, enfiar a faca. Está conduzindo o país para o caos."

"Isso não se faz com o Brasil. Eu lamento. Isso é falta de patriotismo, de coração verde e amarelo, de humanismo. Isso é quase que conspirar contra o governo federal. Eu lamento, mas esta não é a forma de se fazer política no Brasil.""Lamento muito a posição do Rodrigo Maia, que resolveu assumir o papel do Executivo."

BOLSA FAMÍLIA

Em dezembro, o presidente da República, em transmissão ao vivo nas redes sociais, disse: "O 13º do salário do Bolsa Família: não teve este ano porque o presidente da Câmara deixou caducar. Cobra do presidente da Câmara."

Maia rebateu em discurso na Câmara: "O episódio, mais um episódio ocorrido no dia de ontem [17 de dezembro], quando infelizmente o presidente da República mentiu em relação a minha pessoa. Aliás, muita coincidência, a narrativa que ele usou ontem, com a narrativa que os 'bolsominions' usam há um ano comigo em relação às MPs que perdem validade nessa casa. É a mesma narrativa."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 9 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 7 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Titanic Há 10 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 6 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Argentina Há 9 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Casais famosos Há 1 Hora

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

lifestyle Signos Há 6 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!