Morre aos 95 anos Alencar Furtado, ex-deputado cassado pela ditadura militar

José Alencar Furtado morreu por problemas renais

© Reprodução

Política óbito 13/01/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Morreu aos 95 anos na madrugada desta segunda-feira (11) o ex-deputado federal José Alencar Furtado, conhecido pela luta contra a ditadura militar.Ele estava no seu apartamento em Brasília, onde morava, e morreu por problemas renais.

PUB

Seu neto, o deputado federal Uldurico Júnior (PROS-BA), disse à reportagem que esteve com o avô no Natal, quando ele, que seguia lúcido e atento ao noticiário, comentava sobre o processo de eleição na Câmara. Dois dias depois, Furtado sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), ficou intubado por alguns dias e foi para casa, recebendo cuidados paliativos.

Natural de Araripe (CE), o advogado começou a carreira política no Paraná, filiando-se ao então PMDB (hoje MDB) na década de 1960. Exerceu três mandatos na Câmara durante a ditadura militar e foi o último político a ter o mandato cassado no governo do general Ernesto Geisel, em 1977.

Trabalhou pela eleição do sucessor, o filho Heitor Alencar Furtado, assassinado em 1982, quando tentava a reeleição. Com a anistia naquele mesmo ano, Furtado foi eleito deputado novamente e disputou em 1986 o governo do Paraná, contra o hoje senador Álvaro Dias (Podemos-PR). Abalado com a morte do filho, conta o neto, acabou se afastando da política partidária.

"Ele não escolheu o caminho mais fácil, mas escolheu o caminho correto. Liderou o movimento dos autênticos na Camara dos Deputados e teve seu mandato cassado no governo Geisel por usar a palavra para dizer o que pensava", escreveu Uldurico nas redes sociais.

O deputado disse à reportagem que o avô demonstrava preocupação e criticava defensores da ditadura militar.

"É algo que assustava ele, porque achava que nunca iria escutar", disse, acrescentando que o fato de as novas gerações não terem vivido o período, caso dele mesmo, "as pessoas podem ter uma imagem diferente daquilo que existia".

"Meu avô nunca me deixou esquecer como foi difícil essa época, quando ele perdeu o filho, teve momentos dentro da Câmara em que teve que escolher entre seu mandato e a defesa daqueles que ele representava e tomar decisões tão difíceis num período em que nem tudo que se pensava se podia falar", afirmou.

Em nota, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), lamentou a morte do ex-deputado, a quem chamou de "grande militante em defesa da democracia".

Políticos de diferentes partidos também se manifestaram nas redes sociais. O senador Alvaro Dias disse que a política brasileira está de luto e chamou Furtado de exemplo de dignidade e coragem.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) disse que o nome do ex-deputado ficará marcado na história do partido e do Brasil. O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) afirmou que Furtado deixou "uma linda história pela redemocratização do Brasil e contra as crueldades da ditadura militar".

Furtado deixa a mulher, Miriam, as filhas, Stael, Thais, Dioneé, e netos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 22 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 1 Hora

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 22 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 14 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 23 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 22 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

esporte Arábia Saudita Há 23 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens

fama MADONNA-CANTORA Há 15 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

economia INSS Há 21 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

fama Bruna Biancardi Há 23 Horas

Bruna Biancardi posta foto de quando era bebê e se compara a Mavie