Contra traições, Baleia e LIra vão a estados e negociam cargos

Como Baleia, Lira tem rodado o país em reuniões com bancadas federais e quer visitar, até fevereiro, todos os governadores e prefeitos de capitais

© Getty Images

Política CÂMARA-PRESIDÊNCIA 14/01/21 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Com o objetivo de evitar traições, os dois principais candidatos ao comando da Câmara têm feito ofensiva sobre gestões estaduais em busca de apoio e recorrido à caneta do Poder Executivo para segurar votos.

PUB

Os cálculos dos blocos de Arthur Lira (PP-AL) e de Baleia Rossi (MDB-SP) são que, hoje, há um percentual de risco de defecção de pelo menos 20%. Ou seja, que no mínimo 1/5 dos deputados federais que formam cada grupo partidário pode votar no adversário. Tanto Lira como Baleia têm trabalhado para reduzir esse percentual a 10%.

Neste início de ano, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), telefonou para governadores aliados e pediu que eles intercedam por seu candidato, Baleia. Segundo a reportagem apurou, Maia acionou mais de dez governadores, entre eles o do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), e o do Ceará, Camilo Santana (PT).

A intenção de Maia é evitar dissidências no bloco que hoje apoia Baleia, formado por PT, PC do B, PSB, PDT, DEM, PSDB, MDB, Cidadania, PV, Rede e PSL. Apesar dos anúncios partidários, o voto para a presidência da Câmara é secreto.

A campanha de Lira, candidato do presidente Jair Bolsonaro, calcula que há ao menos 30% de defecções nessas siglas e aposta que haverá traições a Baleia em todos os partidos que apoiam a sua candidatura, inclusive no MDB. Lira trabalha justamente para estimular as dissidências.

Formalmente, o bloco de apoio ao integrante do PP é menor que o do emedebista e composto por PL, PSD, Republicanos, Avante, Podemos, Patriota, PSC e PROS. Outros partidos, como Solidariedade e PTB, ainda não tomaram decisão formal. E há siglas rachadas, como o PSL.

Para ampliar as divisões, integrantes do grupo de Lira têm ameaçado retirar cargos no governo de deputados que não o apoiarem. O movimento conta com apoio da articulação política do Planalto.

Hoje, deputados federais de MDB, DEM e PSDB contam com indicados em funções federais. Pessoas ligadas à campanha do PP têm dito que o governo federal não tem compromisso em manter indicados na estrutura do Executivo de quem votar contra Lira.

O deputado Marcelo Ramos (PL-AM), aliado do líder do PP, nega que haja ameaça por parte da campanha, mas avalia que cada parlamentar deveria agir com coerência.

"Quem tem cargo no governo e legitimamente quer apoiar uma chapa cujo discurso é contrapor o governo tinha de ter vergonha na cara e entregar o cargo", disse Ramos.

Já o poder da caneta de Baleia tem vindo dos governos estaduais que endossam o candidato de Maia.

Segundo relatos feitos à reportagem, pelo apoio à candidatura adversária de Bolsonaro gestões estaduais têm sinalizado a deputados federais que podem fazer mudanças em nomes indicados por eles em âmbito regional, além de acenos com a liberação de obras.

Como publicou a coluna Painel, a campanha de Baleia calcula ter apoio de ao menos 20 governadores. A conta é otimista, já que inclui nomes que são próximos a Bolsonaro, como Ronaldo Caiado (DEM), de Goiás, e Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal.

Tem pesado para o apoio dos governos estaduais a Baleia a articulação direta de Maia. Nesta quarta-feira (13), por exemplo, o presidente da Câmara deve acompanhá-lo em Fortaleza, em encontro com deputados cearenses.

Segundo gestores locais ouvidos pela reportagem, a maioria dos governadores hoje se posiciona de forma independente a Bolsonaro. E ressaltam que a Câmara foi fundamental para garantir a aprovação de matérias caras aos estados. São citados o pagamento do auxílio emergencial e a renegociação de dívidas.

Leia Também: Em campanha por Lira, Bolsonaro recebe em um só dia 8 deputados

Por outro lado, os partidos que integram o grupo de Lira comandam hoje estados como Acre, Amazonas, Paraná, Rio, Sergipe e Roraima. O último tem à frente o bolsonarista Antonio Denarium, que foi desligado do PSL no ano passado.

O Novo, do governador mineiro, Romeu Zema, ainda não se posicionou.

Como Baleia, Lira tem rodado o país em reuniões com bancadas federais e quer visitar, até fevereiro, todos os governadores e prefeitos de capitais. Segundo aliados do líder do centrão, ele já falou com mais de 400 parlamentares, muitos deles de partidos que formam o bloco de Baleia.

Ambos os candidatos têm usado jatos particulares bancados pelos respectivos partidos. No ano passado, o MDB recebeu R$ 47,6 milhões referentes ao fundo partidário, mas, segundo a campanha, é vedado o uso desse dinheiro para bancar as viagens. Por isso, de acordo com a sigla, o MDB está custeando os voos com recursos próprios adquiridos por meio de doações.

Leia Também: Líder ruralista critica pressão de presidente por apoio a Lira

Não há, por ora, nenhuma campanha de arrecadação de mais dinheiro. Mas, segundo o partido, todos os recursos que forem usados agora estarão na prestação de contas apresentada pela sigla no fim do ano. A empresa contratada pelo MDB para alguns trajetos é a Icon Taxi Aereo. O valor não foi informado.

O PP não informou a origem do dinheiro para as viagens de Lira. Em nota, disse que "irá totalizar a contabilidade dos gastos, cuja declaração será inserida na planilha de prestação de contas a ser encaminhada à Justiça Eleitoral para aprovação". "Todas as ações da campanha são feitas cumprindo rigorosamente a legislação e as contas serão divulgadas de forma transparente." O PP recebeu R$ 47,9 milhões de fundo partidário em 2020.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Luto Há 8 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 6 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 9 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech Ataque Há 5 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Casais famosos Há 57 mins

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 8 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina