PM quebra e apreende celular usado em reportagem, dizem jornalistas do Rio

Segundo Rene Silva, fundador e editor-chefe do jornal comunitário, o repórter cinematográfico Renato Moura e a repórter Amanda Botelho acompanhavam a operação policial

© Shutterstock- imagem ilustrativa

Justiça POLÍCIA-RIO 14/01/21 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, SP (FOLHAPRESS) - Um cinegrafista e uma repórter de A Voz das Comunidades afirmam que policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) agiram com truculência contra a equipe do jornal em operação no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio.

PUB

A comunidade registrou um intenso tiroteio manhã desta quarta-feira (13), assustando moradores da região. Nas redes sociais, há relatos de tiros e explosões de granadas em diferentes pontos da comunidade.

Segundo Rene Silva, fundador e editor-chefe do jornal comunitário, o repórter cinematográfico Renato Moura e a repórter Amanda Botelho acompanhavam a operação policial.

Leia Também: Assaltante de bancos, aviões e carro-forte é preso no interior de SP

Os PMs teriam revistado Moura e quebrado o celular utilizado por ele para reportagens. O aparelho era um iPhone X adquirido a partir de doação.

"Enquanto um policial falava, o outro veio por trás e puxou o celular do bolso do Renato, jogou no chão repetidas vezes, pisando, destruiu tudo e levaram a carcaça", contou Botelho. Segundo a repórter, a confusão começou quando os PMs tentavam remover mototaxistas da região. Nesse momento, Moura filmou a atuação dos policiais.

"O celular foi jogado no chão e pisoteado por um dos policiais. Eles também falaram que 'o Voz' só fala mal da polícia para ganhar fama. Foi uma situação lamentável. Vamos processar a PM e pedir a reparação do celular que, além de quebrado, foi apreendido", afirma Rene Silva.

Leia Também: Estado do Rio registra 265 mortes e 4.287 novos casos de covid-19 em 24 horas

O jornal Voz das Comunidades foi fundado há 15 anos. A ocorrência desta quarta-feira foi a segunda envolvendo a PM e a cobertura do jornal no Complexo do Alemão. Em 2016, Silva e Moura, que são irmãos, foram detidos por desacato e desobediência também durante uma ação da Polícia Militar. A ocorrência, porém, não teve prosseguimento jurídico.

OUTRO LADO

De acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Militar, os policiais militares faziam o policiamento na localidade conhecida como Área 5 quando encontraram homens armados, que fizeram disparos de tiros.

A PM informou ainda que houve reação ao ataque criminoso. Um fuzil calibre 556 foi encontrado e apreendido no local. Segundo a PM, até o início da tarde, não houve prisões ou feridos.

Em relação às acusações de ação truculenta, a PM informa que, segundo os policiais militares, houve discussão com integrantes do jornal A Voz das Comunidades, envolvendo possível exposição da imagem dos policiais que fizeram a ocorrência.

"Isto representou uma ameaça para os agentes, que retiveram o celular que fazia a filmagem", informou a Polícia Militar. A Polícia Civil investiga o caso. A Coordenadoria de Polícia Pacificadora também irá apurar o caso em conjunto com a Corregedoria.Ainda por meio de nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que reitera seu compromisso com a apuração dos fatos e sua consideração para com os profissionais da área de comunicação.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 21 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 23 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 18 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 21 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 21 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 22 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos