Impunidade é a principal causa da violência da polícia no Brasil

A violência dos polícias tem um impacto imediato e trágico nas comunidades que são onde estão, principalmente, as vítimas.

© .

Brasil impunidade 13/01/21 POR Notícias ao Minuto Brasil

A impunidade é a principal causa da violência dos agentes policiais no Brasil, avaliou Cesar Munoz, investigador sênior para o Brasil da Human Rights Watch (HRW) durante a apresentação do relatório global da ONG sobre direitos humanos, divulgado hoje.

PUB

"A raiz fundamental deste problema crônico que vivemos no Brasil é a impunidade. É um problema muito prejudicial e que tem muitos efeitos colaterais. A violência dos polícias tem um impacto imediato e trágico nas comunidades [favelas] que são onde estão, principalmente, as vítimas [das polícias]. Também temos de recordar que 80% das vítimas da violência policial são pessoas negras, no Brasil", disse Munoz.

"Há também um impacto sobre a segurança pública porque as pessoas não confiam na polícia. Esta confiança da comunidade é fundamental para combater a criminalidade", acrescentou o especialista.

Segundo relatório divulgado hoje pela HRW, em todo o Brasil os assassinatos cometidos pela polícia aumentaram 6% no primeiro semestre de 2020.

Já os homicídios registrados no país, incluindo crimes que não foram praticados por agentes públicos das forças de segurança, cresceram 7% no primeiro semestre de 2020, revertendo dois anos de taxas decrescentes.

"Os números subiram mesmo num momento em que o índice de criminalidade caiu devido à pandemia, já que menos pessoas estavam circulando nas ruas. Ainda assim, houve um aumento da violência e das mortes causadas pela polícia", frisou o pesquisador da HRW.

Munoz contou que em entrevistas que realizou com agentes das polícias percebeu que a falta de punição dos infratores dentro das corporações inibe o trabalho dos bons agentes que têm de conviver com profissionais abusivos, que usam a força de forma ilegal, muitas vezes correndo risco de vida.

"Quando há comportamentos abusivos é preciso atuar e não pode haver impunidade porque isto vai criar dentro da polícia uma cultura de impunidade que vai prejudicar toda a gente. Precisamos de mais controle da polícia. Quem cometer crimes tem de pagar por eles, mesmo que seja uma pessoa vestida com um uniforme", defendeu o investigador da HRW.

No relatório, a ONG alertou que o Presidente Jair Bolsonaronão tem combatido a violência policial, tendo, por vezes, até mesmo a encorajado atos ilícitos e excessivos.

Questionado sobre projetos apoiados pelo Governo para a área de segurança pública, como a aprovação no Congresso de um dispositivo chamado excludente de ilicitude, que na prática poderá impedir que policiais que matam durante o trabalho sejam punidos pela justiça mesmo em caso de excessos comprovados, e sobre outra lei que pretende dar mais autonomia aos comandos das polícias, já em debate entre os legisladores Munoz defendeu novamente que a solução é aumentar o controle e não flexibilizar normas.

"A raiz do problema é a impunidade. É necessário um controle maior da polícia pela sociedade civil (...) Dar mais autonomia à polícia num momento em que há mais de 6 mil mortes provocadas pela polícia por ano não é solução, ao contrário, é preciso ter mais controle. As propostas deveriam ir no sentido contrário", concluiu.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 17 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 21 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 20 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 18 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 17 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 19 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

fama MADONNA-RIO Há 18 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

politica Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite