Morre dom Eusébio Scheid, arcebispo emérito do Rio, vítima da Covid-19

A Diocese de São José dos Campos informou que devido à pandemia do coronavírus não haverá velório e missa abertos ao público

© Divulgação / Diocese de SJC

Brasil óbito 14/01/21 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Morreu nesta quarta-feira (13), aos 88 anos, o cardeal dom Eusébio Oscar Scheid, vítima da Covid-19. Arcebispo emérito do Rio de Janeiro e primeiro bispo da Diocese de São José dos Campos, ele estava internado no Hospital São Francisco, em Jacareí (SP).

PUB

Segundo o hospital, a causa da morte foi Insuficiência respiratória aguda, decorrência da Covid-19.Dom Eusébio será sepultado nesta quarta na catedral São Dimas, local escolhido por ele, ainda em vida, por ter sido a primeira diocese em que foi bispo.

Em nota, a Diocese de São José dos Campos informou que devido à pandemia do coronavírus não haverá velório e missa abertos ao público. "Na luta contra a Covid-19, e também enfrentando uma forte pneumonia, chega ao fim a missão de dom Eusébio", diz a nota.

O arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, às 9h de sábado (16) celebrará, na catedral do Rio, uma missa com padres e fiéis da arquidiocese. Na terça-feira (19), haverá uma missa de sétimo dia na Candelária.

Nascido em Luzerna (SC), dom Eusébio cursou o ensino fundamental e o ensino médio no Seminário dos Padres do Coração de Jesus, em Corupá. Religioso da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, estudou Filosofia em Brusque (1954) e na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália (1955-1957), onde também estudou Teologia (1957-1964).

Foi ordenado presbítero em julho de 1960, em Roma. Continuou os estudos de pós graduação e recebeu os títulos no grau de mestre e doutor em cristologia. Em fevereiro de 1981 foi nomeado como primeiro bispo da Diocese de São José dos Campos, onde ocorreu a sua ordenação episcopal em 1º de maio de 1981.

Em 23 de janeiro de 1991 foi transferido para a Arquidiocese de Florianópolis. Em 2001, para a Arquidiocese do Rio de Janeiro. Tornou-se cardeal em 21 de outubro de 2003, quando o papa João Paulo 2º presidiu o Consistório Ordinário Público para a criação de 30 novos Cardeais. Tornou-se arcebispo Emérito em abril de 2009 e atualmente residia em São José dos Campos.

No Vaticano foi conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina, em 25 de novembro de 2002, e membro do Pontifício Conselho de Comunicação Social, em 29 de novembro de 2003.

Na CNBB, foi membro do Conselho Permanente, membro da Comissão Episcopal para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e presidente regional.

Dom Eusébio participou do conclave que elegeu o papa Bento 16. Também foi membro do Conselho de Cardeais para o estudo dos problemas organizacionais e econômicos da Santa Sé em 17 de janeiro de 2007.

Dom Eusébio possui os seguintes livros publicados: Tese de Láurea sobre a Cristologia de Ubertino da Casale em seu Contexto Histórico; Preparação para o Casamento e para a Vida Familiar; Introdução à Pastoral Familiar; e Ministério do Acolhimento.

Bispo da diocese de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini lembra que dom Eusébio viveu por muito tempo em São Paulo por integrar a congregação Dehonianos, com uma das sedes em Taubaté, no Vale da Paraíba. "Foi nomeado em 1981 primeiro bispo de São José dos Campos, diocese que está completando 40 anos. Ele é uma grande referencia para o episcopado de São Paulo. Era uma pessoa muito preparada intelectualmente, muito incisivo e de temperamento muito forte", lembra.

Ex-prefeito de São José dos Campos, Carlinhos de Almeida (PT) conta ter conhecido dom Eusébio nos anos 80 quando era um seminarista em Taubaté. Segundo o ex-prefeito, o arcebispo tinha um laço afetivo muito grande com a cidade por ter sido o primeiro bispo da diocese de São José dos Campos.

"O momento de criação da diocese marcou bastante. Ele fez questão de conversar muito com os seminaristas. São José pertencia à diocese de Taubaté e éramos muitos no seminário em Taubaté. Ele tinha uma preocupação muito grande com a formação dos futuros padres", diz o petista.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 12 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 21 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 17 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 20 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 21 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 14 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'