Pneumonia por Covid-19 causa mais danos do que a pneumonia comum

Estes são os resultados de um estudo da Northwestern University

© iStock

Lifestyle Covid-19 14/01/21 POR Notícias Ao Minuto

Bactérias ou vírus que causam pneumonia podem espalhar-se por grandes regiões do pulmão em poucas horas. Mas a pneumonia por Covid-19 é diferente, explicaminvestigadores da Northwestern University Medicine num novo estudo publicado na revista Nature.

PUB

Na pneumonia causada por bactérias e vírus como a gripe,os agentes geralmente podem ser controlados por antibióticos ou pelo sistema imunológico nos primeiros dias da doença.

O vírus SARS-CoV-2, responsável pelaCovid-19, no entanto, não infecta rapidamente grandes regiões do pulmão como outros vírus. Em vez disso, instala-se em várias pequenas áreas do pulmão. O vírus então sequestra as próprias células imunológicas dos pulmões e usa-as para se espalhar por todo o pulmãodurante um período de muitos dias ou mesmo semanas, "como vários incêndios florestais que se espalham numa floresta", disse a Northwestern University num comunicado.

Como a infeção se move lentamente através do pulmão, ela deixa danosno seu rastro e continuamente alimenta a febre, pressão arterial baixa e danos aos rins, cérebro, coração e outros órgãos em pacientes com Covid-19. As complicações graves daCovid-19 em comparação com outras pneumonias podem estar relacionadascom o longo curso da doença, disseram os autores do estudo.

De acordo com a Northwestern University, este é o primeiro estudo no qual os cientistas analisaram células imunológicas dos pulmões de pacientes com pneumonia Covid-19 de maneira sistemática e as compararam com células de pacientes com pneumonia de outros vírus ou bactérias.

Como resultado da análise detalhada, os investigadores identificaram alvos críticos para tratar a pneumonia porSARS-CoV-2 e diminuir os seus danos. Os alvos são as células imunológicas: macrófagos e células T. O estudo sugere que os macrófagos - células normalmente encarregadas de proteger o pulmão - podem ser infetados pelo vírus e podem contribuir para disseminar a infeção pelo pulmão.

A Northwestern Medicine irá testar um medicamento experimental para tratar esses alvos em pacientes com pneumonia Covid-19 num ensaio clínico no início de 2021. O medicamento a ser testado acalma a resposta inflamatória dessas células imunitárias, permitindo assim o início do processo de reparação no pulmão lesado , disse a universidade.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 14 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 21 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 22 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 22 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 22 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

fama Rio de Janeiro Há 21 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento