Governo distribuirá vacinas a estados em cinco dias por aviões e veículos com baú refrigerado

O carregamento será feito de forma conjunta com o Ministério da Defesa.

© Getty Images

Política CORONAVÍRUS-VACINAÇÃO 14/01/21 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Ministério da Saúde afirmou que a vacina contra a Covid-19 chegará aos estados em até cinco dias após a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O transporte será feito por aviões e cem veículos com baús refrigerados.

PUB

O carregamento será feito de forma conjunta com o Ministério da Defesa. As Forças Armadas darão apoio para garantir a segurança no transporte das doses pelo Brasil.

O Ministério da Saúde terá o apoio da Azul e da Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas Gol, Latam e Voepass para a logística de transporte gratuito da vacina.

Já o transporte terrestre contará com uma frota de cem veículos com baús refrigerados que pode aumentar para 150 veículos até o final de janeiro. Toda frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via satélite.

"A vacina será distribuída de forma equitativa e proporcional a todos os estados brasileiros em até cinco dias após aval da Anvisa. A logística de distribuição das vacinas até os estados será realizada via aérea e rodoviária", disse em nota.

Caberá neste domingo (17) a cinco membros da Anvisa a autorização de uso emergencial das vacinas.

Segundo a Anvisa, no encontro de domingo os diretores deverão analisar os dados de relatório elaborado pela área técnica sobre os dois pedidos.

A partir desse parecer, o grupo decidirá se liberará ou não a aplicação das vacinas. A decisão ocorre por votação. O encontro está previsto para ocorrer na parte da manhã e será transmitido no canal do YouTube.

A necessidade de reunião entre os diretores se dá porque se trata de uso emergencial e em caráter excepcional das vacinas -no caso de pedidos de registro, a decisão cabe apenas à área técnica.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quinta-feira (14) a prefeitos que a vacinação contra a Covid começará no dia 20 de janeiro, quarta-feira, às 10h.

No encontro, Pazuello disse ainda que a previsão da pasta é ter 8 milhões de doses ainda neste mês. O montante equivale às doses importadas pelo Butantan e Fiocruz e cuja liberação para uso emergencial deve ser decidida pela Anvisa.

O início da campanha de vacinação no dia 20 de janeiro colocaria o governo federal à frente do governo paulista, que pretendia começar a imunização em 25 de janeiro mas já declarou que poderia solicitar uma antecipação caso a Anvisa libere o uso das doses no domingo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 14 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 13 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 13 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

fama Fake News Há 12 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

politica Justiça Há 13 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

fama Guilherme Leon Há 10 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

esporte Morte Há 14 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

fama Televisão Há 13 Horas

Fátima Bernardes aceita dançar com Antonio Banderas na final da Dança dos Famosos

fama Saúde Há 5 Horas

Susana Vieira diz ter leucemia incurável, mas está 'em paz'

mundo Chile Há 4 Horas

Mulher acaba seminua ao saltar portão de casa para furtar no Chile