Demanda por crédito no Brasil medida pelo INDC sobe 29% em 2020

Em dezembro, a alta foi mais branda, de 4%, na comparação com novembro. Já em relação a dezembro de 2019, houve retração de 4%

© Shutterstock

Economia CRÉDITO 16/01/21 POR Estadao Conteudo

A procura por crédito nos segmentos de varejo, bancos e serviços no País fechou 2020 com crescimento de 29%, conforme o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), antecipado ao Broadcast. Em dezembro, a alta foi mais branda, de 4%, na comparação com novembro. Já em relação a dezembro de 2019, houve retração de 4%.

PUB

O destaque do ano foi o setor de serviços, que passou a registrar expansão superior a 34% a partir de agosto, terminando com incremento de 122% em um ano.

Segundo Breno Costa, diretor de Produtos e Sucesso do Cliente da Neurotech, a aceleração indica que muitos consumidores, que já se beneficiavam do auxílio emergencial fornecido pelo governo federal, solicitaram financiamento para completar o valor necessário com o objetivo de reformar a casa, por exemplo, ou renegociar dívidas.

A demanda por crédito de bancos e financeiras subiu 16% no ano passado, enquanto o varejo registrou um crescimento de 44% na mesma comparação.

Lojas

A procura por financiamento foi maior nas lojas de departamento e de vestuário. No caso da primeira categoria, houve altas de 71% em dezembro ante novembro e de 88% em um ano. Já os estabelecimentos especializados em roupas e acessórios registraram crescimento 57% na comparação mensal e cravaram um aumento de 170% entre as propostas feitas no intervalo de janeiro a dezembro.

"A rápida recuperação do segundo semestre trouxe a demanda por crédito para os patamares de normalidade do mercado brasileiro após o susto provocado pela pandemia covid-19 no primeiro semestre", avalia Costa.

A despeito desse aumento, o executivo alerta para eventuais efeitos desse avanço. "Fatores estruturais como o aumento do endividamento e das incertezas voltam a ter o peso que sempre tiveram e oferecer desafios que exigirão muito esforço para serem superados", afirma. Em sua visão, "inovações" como o Cadastro Positivo, Dados Alternativos, o Pix e Open Banking deverão servir de amparo para um possível cenário como o citado acima.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 12 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 15 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 14 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 14 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 13 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 15 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 15 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 14 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 13 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo