Japan House apresenta mostra sobre embalagens em São Paulo

Na mostra serão apresentadas marcas de alimentos, bebidas e cosméticos em embalagens afetivas e divertidas e também aquelas com preocupação ecológica ou que são reutilizáveis

© Reprodução/Facebook

Cultura JAPAN HOUSE 17/01/21 POR Notícias ao Minuto

Na cultura nipônica, o termo tsutsumu significa embrulhar, empacotar. O ideograma que o representa é uma criança no ventre da mãe: a ideia de que é preciso proteger aquilo que está dentro, acolher e proteger algo que é muito especial. E são esses “embrulhos”, aqui chamados de embalagens, que estarão em exposição na Japan House, na capital paulista, a partir do dia 19 de janeiro.

PUB

As embalagens são muito apreciadas no Japão e ficamno mesmo patamar de importância do que há em seu conteúdo. No país oriental, uma embalagem de qualidade significa sinal de respeito a quem vai recebê-la.

Na mostra serão apresentadas marcas de alimentos, bebidas e cosméticos em embalagens afetivas e divertidas e também aquelas com preocupação ecológica ou que são reutilizáveis. Os visitantes da mostra vão conhecer embalagens produzidas pela técnica milenar conhecida como Furoshiki - que utiliza tecidos quadrados para envolver, embalar e proteger os mais variados tipos de objetos por meio de amarrações -, até as mais complexas e tecnológicas, como um frasco de loção produzido com nível mais alto da indústria.

As embalagens expostas compõem uma seleção de itens premiados no Japan Package Design Awards – prêmio que celebra, desde 1985, designers que criam embalagens com foco nas premissas de criatividade, estética, usabilidade, valor e potencial mercadológico.

“São objetos que dizem muito sobre a cultura japonesa, que chamam a atenção por sua estética e pela importância dada a cada detalhe, mas que também permitem um panorama geral do hábito de consumo no país atualmente”, disse Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo e curadora da mostra.

A mostra Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão fica em cartaz até o dia 14 de março. Para entrar na exposição, os ingressos devem ser agendados antes pelo site.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Profissões Há 11 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

justica Violência Há 12 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Equador Há 2 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Utah Há 11 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 10 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

esporte Óbito Há 9 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

fama Nicole Kidman Há 10 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 8 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

mundo Aliia Nasyrova Há 11 Horas

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros

mundo Ucrânia Há 7 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos