Portugal é o país do mundo com mais novos casos por milhão de habitantes

Situação epidemiológica em Portugal agrava-se. O Governo poderá endurecer as ainda mais as medidas do confinamento geral

© Getty Images

Mundo Pansdemia 18/01/21 POR NMBR

Portugal é agora o país do mundo com mais novos casos de Covid-19 por milhão de habitantes, ultrapassando os países que têm sido mais afetados pela pandemia, de acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins.

PUB

A seguir a Portugal, o Líbano é o segundo país com maior registro diário de contágios por SARS-CoV-2 em relação à população.

Espanha ocupa o terceiro lugar, seguindo-se depois o Reino Unido, a República Checa, a Eslovênia, os EUA, a Irlanda, Israel, Let|onia e Chipre.

No que diz respeito às mortes diárias por Covid-19, Portugal é o quarto pior do mundo por milhão de habitantes (15,9), surgindo atrás do Reino Unido (18,93), da Eslováquia (18,68) e da República Checa (16,15)

Desde o início do novo confinamento, na sexta-feira, pelo menos 477 pessoas morreram em Portugal por causa da Covid-19 e foram contabilizados quase 32 mil novos casos de infecção.

No domingo, Portugal registrou o quinto dia consecutivo com mais de 10 mil novas infecções, e contabilizava mais de 134 mil casos ativos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número de hospitalizações também aumentou e atingiu 4.889 doentes no domingo, com 647 em unidades de cuidados intensivos. Desde março do ano passado, Portugal registrou 549.801 casos de infecção e 8.861 mortos.

As medidas do novo confinamento geral têm um horizonte de um mês. O primeiro-ministro Antônio Costa admitiu que na segunda quinzena as restrições poderiam ser aligeiradas ou agravadas, mediante a evolução epidemiológica. No entanto, o caminho parece ser o do endurecimento das regras. Nesta segunda-feira, o Governo reúne -se em sede de Conselho de Ministros extraordinário para fazer um balanço dos primeiros dias do confinamento e decidir medidas adicionais de combate à pandemia.

No domingo, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou que a situação "é muito crítica" e considerou que o confinamento não está sendo levado a sério.

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu um agravamento de medidas, que disse que apoiará, se for essa a decisão do Governo.

Também a ministra da Saúde, Marta Temido, se mostrou preocupada com o comportamento dos portugueses e alertou que todo o sistema de saúde está "muito próximo do limite".

O Conselho de Ministros aprovou, no dia 13, novas medidas para controlar a pandemia de covid-19, entre as quais o dever de recolhimento domiciliário, que entraram em vigor às 00h00 de sexta-feira passada.

Entre as medidas, estão restrições à circulação da população, obrigatoriedade do teletrabalho e encerramento do comércio, com exceção dos estabelecimentos de bens e serviços essenciais.

As escolas permanecem abertas em todos os níveis de ensino, mas os centros de apoio ao estudo encerraram.

A nível mundial, a pandemia de covid-19 provocou mais de dois milhões de mortos em quase 95 milhões de casos de infecção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença da covid-19, detectado pela primeira vez na China, em dezembro de 2019.

Leia Também: Brasil registra média móvel de 961 mortes diárias pelo coronavírus neste domingo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 16 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 14 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 13 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 17 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 13 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 13 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 16 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 12 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 8 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)