Doria cobra a China para a liberação de insumos para a Coronavac

O governador informou que o Instituto Butantan renovou um pedido de agilidade para o envio dos insumos

© Shutterstock

Brasil Governador 19/01/21 POR Folhapress

CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) - O governo de São Paulo aguarda para a manhã desta quarta-feira (20) uma resposta do governo da China sobre a liberação de mais insumos para a produção da vacina Coronavac, segundo o governador João Doria (PSDB), que participou do início da vacinação no interior do estado.

PUB

Doria esteve no Hospital de Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) na tarde desta segunda-feira (18) para acompanhar a imunização por lá.

O governador informou que o Instituto Butantan, que produz a vacina em parceria com o laboratório chinês Sinovac, renovou nesta segunda-feira (18) um pedido de agilidade para o envio dos insumos. Ao todo, o governo de São Paulo contratou 46 milhões de doses.

Além dos 6 milhões de doses liberadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), outro pedido para liberação de mais 4,8 milhões de doses já em solo brasileiro foi feito à Anvisa.

"Tenho segurança, dada a reunião que foi realizada ontem [domingo], da forma transparente que a Anvisa adotou para o procedimento de análise e de voto, que haverá um voto positivo também para a homologação dessas outras 4,8 milhões de doses", afirmou.

Assim que liberada a licença, diz, o Butantan pode envasar um milhão de doses por dia e entregar imediatamente para vacinação.

Doria também desconversou sobre críticas de governadores por ter iniciado a vacinação antes dos outros estados. Conforme informado pelo Painel nesta segunda, a decisão de João Doria de aplicar a primeira vacina neste domingo (17) gerou mal-estar entre os demais governadores.

O governador paulista disse que recebeu mensagens de agradecimentos de 14 governadores nesta segunda-feira pela manhã. "Agradeceram o apoio, a iniciativa e a disponibilidade da vacina. Portanto, a relação [com os governadores] é a melhor possível".

Doria ainda negou que tenha antecipado a agenda eleitoral de 2022, ao dirigir críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ele disse que o momento não é hora de falar em processo eleitoral, de eleição e nem mesmo de política. "É hora de falar de vacina. [Falar de] 2022, em 2022."

O HC de Campinas é um dos seis hospitais de referência do estado com prioridade para a vacinação de profissionais. Além dele, também foram priorizados os HCs da capital e Ribeirão Preto, ligados à USP, de Botucatu (Unesp), de Marília (Famema) e o Hospital de Base de São José do Rio Preto (Funfarme).

Segundo o governo estadual, as unidades foram selecionadas para a fase inicial porque são hospitais-escola regionais, com maior fluxo de pacientes em suas áreas de atuação, e totalizam 60 mil trabalhadores.

A primeira vacinada na Unicamp foi a técnica em enfermagem Liane Santana Mascarenhas, 48, nascida na Bahia e que vive em Campinas há mais de 20 anos. Ela trabalha no HC e no hospital da PUC-Campinas e disse que foi avisada que seria a primeira a receber a dose pela manhã, poucas horas antes da cerimônia.

"Sou da ala de moléstias infecciosas que virou ala de Covid. Cada dia é uma luta", afirmou ela, que vive com o marido e há um ano se isolou do resto da família. "Fiquei muito emocionada por receber a vacina, agora estou em paz."

Em Campinas, que está na fase amarela do Plano São Paulo, cerca de 15 mil profissionais de saúde na linha de frente do combate à Covid-19 serão os primeiros a tomar a vacina.

Esse número não inclui os servidores da saúde da Unicamp, que receberão as doses diretamente do governo do Estado. Na universidade, serão imunizados 2 mil funcionários da linha de frente da saúde.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 5 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Bastidores da TV Há 2 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama MADONNA-CANTORA Há 20 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

brasil Brasil Há 2 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

mundo Oklahoma Há 19 Horas

Criança salva pais durante tornado nos EUA: "Por favor, não morram"

mundo EUA Há 4 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

fama GRACYANNE-BARBOSA Há 23 Horas

Gracyanne rebate crítica após término com Belo

lifestyle Bolor Há 22 Horas

Casa com bolor ou mofo? Saiba o que pode acontecer ao seu corpo

brasil CHUVA-RS Há 20 Horas

Sobe para 13 número de mortos nos temporais do Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 4 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate