Cidade do interior do AM diz que sete pacientes morreram por falta de oxigênio

Os 40 cilindros previstos para chegar na segunda-feira foram entregues às 07h desta terça-feira, mas já era tarde.

© Getty Images

Brasil falta de oxigênio 19/01/21 POR Estadao Conteudo

A prefeitura da cidade de Coari, no interior do Amazonas, confirmou nesta terça-feira, 19, que sete pacientes internados morreram por falta de oxigênio. Segundo a nota publicada por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estava prevista a chegada de 40 cilindros do insumo na segunda-feira, 18, o que não aconteceu por falha de planejamento.

PUB

De acordo da prefeitura de Coari, a aeronave que levaria os tanques acabou viajando até o município de Tefé e não retornou, já que o aeroporto não aceita voos noturnos. No texto, a prefeitura afirma que a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) está lidando com a pandemia de forma irresponsável e prejudicando todo o planejamento realizado no interior.

"Desde a semana passada, em torno de 200 cilindros do Hospital Regional de Coari estão retidos no patrimônio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas. A maioria aguardando abastecimento, enquanto outra parte foi distribuída para as Unidades Básicas de Saúde da capital", informa a prefeitura de Coari, distante 362 km de Manaus.

Os 40 cilindros previstos para chegar na segunda-feira foram entregues às 07h desta terça-feira. "Infelizmente, o Hospital Regional de Coari só tinha até 6h de oxigênio", disse a prefeitura, lamentando as mortes no local. "A prefeitura se solidariza com as famílias enlutadas e informa que irá prestar todo o apoio necessário aqueles que perderam seus entes queridos nesta madrugada", conclui.

Por meio de uma nota, a Secretaria de Estado de Saúde lamentou o ocorrido no município de Coari. "A SES-AM informa que, por opção do município, o sistema de saúde na cidade é independente, sendo a gestão plena da Prefeitura Municipal. Ainda assim, o Governo do Estado nunca se furtou de auxiliar a administração local, entre outras coisas, com o fornecimento de oxigênio", diz.

O comunicado também afirma que Coari recebeu R$ 17,8 milhões entre repasses federais e estaduais para investimento em saúde em 2020. "Somente do Governo do Estado, por meio do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), foram R$ 2,3 milhões", argumenta a secretaria, enfatizando que as entregas de cilindros de oxigênio seguem ocorrendo diariamente para os municípios do interior.

Colapso no Sistema de Saúde

Com a nova explosão de casos de covid-19 no Amazonas, o Estado vive o pior momento da pandemia, com colapso no sistema de saúde e falta de oxigênio para pacientes.

Na última quinta-feira, 14, o estoque do insumo chegou a acabar nos hospitais de Manaus e pacientes morreram asfixiados, segundo o relato de médicos.

Conforme divulgou o jornal O Estado de S. Paulo, pelo menos desde o dia 23 de novembro, a Secretaria de Saúde do Amazonas sabia que a quantidade de oxigênio hospitalar disponível seria insuficiente para atender a alta demanda provocada pela pandemia de covid-19.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 19 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 17 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 21 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 17 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 18 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 20 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 18 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 20 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes