Pazuello diz esperar 'avalanche' de propostas de vacinas, mas não cita datas

O general não deu data para concretizar as importações de doses prontas de imunizante e insumos

© Getty Images

Brasil Pandemia 21/01/21 POR Estadao Conteudo

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quinta-feira (21) que aguarda uma "avalanche" de propostas ao Brasil para a compra de vacinas. O general, porém, não deu data para concretizar as importações de doses prontas do imunizante de Oxford/AstraZeneca, da Índia, e de insumos da China para a produção da Fiocruz e do Instituto Butantan.

PUB

"Em janeiro, agora, e começo de fevereiro, vai ser uma avalanche de laboratórios apresentando suas propostas. A gente tem de estar com muita atenção e cuidado, para colocar todas elas o mais rápido possível disponíveis, dentro da segurança e eficácia", disse o ministro durante evento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A vacinação contra a covid-19 no Brasil começou no domingo, 17, mas há risco de o calendário ser interrompido pela falta de doses. O governo afirma que ainda negocia com empresas como a Pfizer, mas trata com desdém a proposta de venda de imunizantes da farmacêutica. O presidente Jair Bolsonaro chegou a afirmar, em tom irônico, que quem tomar esta vacina pode "virar jacaré".

Além disso, o governo corre para garantir importações já contratadas. Pazuello disse que conversou "pessoalmente" duas vezes, na quarta-feira, 20, com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. "Ele colocou que não há nenhuma discussão política e diplomática, e, sim, burocrática. Ele vai encontrar onde está esse entrave e ajudar a destravar", disse Pazuello. Os insumos da China vão permitir que a Fiocruz e o Butantan produzam, respectivamente, doses das vacinas de Oxford/AstraZeneca e da Coronavac.

O general disse ainda que a previsão contratual era de entregar até 31 de janeiro o insumo à Fiocruz. "Estamos nos antecipando ao problema. Só posso acionar (contratualmente), e acionarei (a AstraZeneca) no primeiro dia de atraso, que é após o fim de janeiro", disse.

Após acumular ataques à China, o governo brasileiro agora nega divergências políticas e montou uma força-tarefa para negociar a importação deste insumo. O chanceler Ernesto Araújo, porém, tem sido isolado nas discussões. O próprio presidente Jair Bolsonaro já desacreditou a segurança e eficácia da Coronavac citando a sua "origem". O produto foi desenvolvido pela chinesa Sinovac. "Da China, nós não compraremos. É decisão minha. Não acredito que ela transmita segurança suficiente a população pela sua origem, esse é o pensamento nosso", disse Bolsonaro em 21 de outubro, em entrevista à Jovem Pan.

Importação da Índia

Sem apontar datas, o ministro afirmou que a liberação de doses prontas da vacina de Oxford/AstraZeneca da Índia deve ocorrer em breve. "Notícias são muito boas, mas não há data exata da decolagem. Ela será dada nos próximos dias. Nos próximos dias é muito próximo", afirmou o ministro. Pazuello disse ainda que a vacinação no Brasil está "dentro do programado". "É um país continental. Está chegando nos municípios mais distintos", disse o general.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 5 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama SAMARA-FELIPPO Há 23 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 3 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

economia DESENROLA-BRASIL Há 5 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

brasil MORTE-SP Há 22 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Gusttavo Lima Há 4 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

mundo EUA Há 5 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando