Europa vê 'alto risco' nas mutações de Brasil e Reino Unido

Cientistas que analisaram o problema afirmam que essas mutações são mais transmissíveis e já foram detectadas em diversos países europeus

© Shutterstock

Mundo Coronavírus 22/01/21 POR Estadao Conteudo

As três mutações do novo coronavírus, descobertas no Reino Unido, Brasil e África do Sul, representam um elevado risco do aumento do número de infecções na Europa que podem ter como consequência um aumento significativo nas internações e mortes, informou ontem o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) - uma agência ligada à União Europeia.

PUB

Cientistas que analisaram o problema afirmam que essas mutações são mais transmissíveis e já foram detectadas em diversos países europeus. "Estamos vendo a deterioração epidemiológica em áreas onde já há a transmissão das variantes do Sars-Cov-2", advertiu a diretora do centro, Andrea Ammon. Segundo ela, "a elevação do número de infecções vai levar ao aumento de internações e taxas de mortes em pessoas de todas as idades".

Leia Também: Variantes fazem Europa criar zona vermelho-escura e restringir viagens

A diretora ressaltou ainda que todos os países integrantes da União Europeia devem "preparar seus sistemas de saúde para a escalada da demanda". O Reino Unido e depois dele vários outros países europeus já fecharam as suas fronteiras ou estão cogitando adotar essa medida para evitar a propagação, em seus territórios das variantes mais transmissíveis. Atenta a essas iniciativas, a Comissão Europeia já afirmou que tais barreiras só prejudicarão seus mercados.

O ECDC alertou para que sejam feitas somente viagens essenciais e insistiu para que os governos europeus acelerem o ritmo de vacinação de suas populações contra a covid-19 para os grupos de risco, como os idosos e os profissionais da área de saúde.

Leia Também: 'Manaus está perdida', diz pesquisador que pede envio de missão internacional

Em seu comunicado, Ammon disse ainda que o distanciamento social, a vigilância, o sequenciamento genético, o rastreamento rigoroso e a quarentena são medidas ainda mais necessárias para que seja efetivamente freada a transmissão das novas mutações no continente europeu.

Coordenação

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, um político conservador, pediu que se organize uma forte coordenação na União Europeia para evitar a transmissão das mutações do coronavírus. "É preciso fazer o possível para evitar que mais mutações, como a do Brasil, entrem na Europa", advertiu.

Leia Também: Média móvel de mortes por covid-19 no Brasil fica acima de 1 mil nesta quinta, 21

Quanto às medidas para as fronteiras internas, Kurz afirmou que seu governo favorece normas mais claras para evitar a propagação do vírus. Ele apoia as propostas da Alemanha de controles de fronteiras mais rígidos e testes obrigatórios.

O chanceler reiterou, ainda, o desejo de pressionar a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para que se aprove rapidamente o uso da vacina de Oxford/AstraZeneca.

Segundo ele, "desde 12 de janeiro a Agência Europeia de Medicamentos possui todos os dados a respeito da AstraZeneca. Na verdade, não há nada mais que se interponha no caminho da aprovação".(COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 14 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 22 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 22 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 22 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 22 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

fama Rio de Janeiro Há 21 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento