Copel e mais 15 empresas aderem à repactuação do risco hidrológico

Até o momento, a repactuação só foi buscada por geradores com relação a contratos no ambiente cativo (ACR)

© DR

Economia Aneel 15/01/16 POR Estadao Conteudo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou nesta quinta-feira, 15, no Diário Oficial da União (DOU) 16 despachos dando anuência a contratos de repactuação do chamado risco hidrológico (GSF) de usinas hidrelétricas.

PUB

As autorizações se somam a outros 21 despachos publicados de dezembro até ontem pela agência reguladora. Os documentos de hoje incluem empresas como Copel, São Simão, Jataí Energética, Serra do Facão e Caparaó. Os anteriores abrangem ainda CPFL Energia, Tractebel Energia, Brookfield Renewable Energy, entre outras. No caso da Copel, o acordo refere-se às usinas Foz do Areia e Mauá.

Essas empresas já concluíram o processo de repactuação do risco hidrológico para os contratos no ambiente cativo, incluindo a retirada de eventuais liminares e ações judiciais que livravam as companhias de arcarem com o custo do déficit de geração em 2015. Essa é a principal contrapartida exigida pela Aneel para recalcular os contratos.

Além dos agentes que já receberam a anuência da Aneel, já comunicaram ao mercado que também irão aderir à repactuação do risco no mercado cativo a EDP, a estatal distrital CEB e as controladas pelo Grupo Eletrobras Eletrosul e Furnas.

Em todos esses casos, as companhias descartaram a repactuação dos contratos no ambiente livre. Já a AES Tietê comunicou ainda em dezembro que não participará da repactuação em qualquer modalidade.

Até o momento, a repactuação só foi buscada por geradores com relação a contratos no ambiente cativo (ACR). Como já era previsto pelo mercado, os contratos no ambiente livre (ACL) até agora não foram alvo do acordo, já que as condições da proposta da Aneel para a repactuação do risco nessa modalidade acarretam perda de rentabilidade (VPL negativo) nos anos à frente.

Além disso, na avaliação do próprio governo, o ambiente livre tem mais flexibilidade na gestão dos contratos e não estaria sofrendo impactos incontornáveis com a falta de chuva. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 8 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

economia Profissões Há 17 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 16 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama Nicole Kidman Há 17 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 15 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

mundo Utah Há 17 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

mundo Reino Unido Há 12 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

justica Violência Há 18 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

mundo Ucrânia Há 14 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Espanha Há 16 Horas

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe