Gestão Covas decide usar todas as vacinas disponíveis para 1ª dose

A Secretaria Municipal de Saúde diz ter "plano de vacinação estruturado" e que poderia imunizar "até 600 mil pessoas ao dia".

© Shutterstock

Brasil 1ª dose 27/01/21 POR Estadao Conteudo

A gestão Bruno Covas (PSDB) definiu que vai usar as vacinas contra covid-19 já disponíveis para aplicar a primeira dose em grupos prioritários, sem reservar metade do lote para a segunda dose necessária. A medida consta de instrução de prioridades para imunização na capital paulista, divulgado na terça-feira, 26, pela Secretaria Municipal de Saúde.

PUB

A campanha de vacinação na cidade de São Paulo começou no dia 19, após o recebimentos de 203 mil doses da Coronavac, desenvolvida em parceria entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan. Nesta semana, a capital recebeu mais 165,3 mil doses da vacina da Universidade de Oxford e AstraZeneca.

Para a segunda remessa, o documento mais recente da pasta indica quais grupos devem iniciar a vacinação - lista que inclui, entre outros, todos os funcionários de hospitais públicos e privados exclusivos para covid e trabalhadores de unidades de pronto-atendimento (UPA) e pronto-socorro (PS). "As vacinas recebidas devem ser utilizadas na sua totalidade na primeira dose", afirma a instrução.

O documento ressalta, ainda, que "a segunda dose deve seguir a correspondência do mesmo imunobiológico recebido na primeira dose, com o intervalo recomendado pelos laboratórios". Segundo a normativa, o intervalo para a Coronavac é de duas a quatro semanas, enquanto para a vacina de Oxford é de quatro a 12 semanas.

Nesta quarta-feira, 27, a gestão João Doria (PSDB) anunciou que enviará consulta ao Ministério da Saúde, sobre a possibilidade de postergar a aplicação da vacina Coronavac para um intervalo superior a 28 dias, como estava estabelecido até agora. Defendida pelos cientistas do governo do Estado de São Paulo, a medida serviria para ampliar a base de profissionais da saúde a receber a primeira dose do imunizante.

"O quantitativo destinado à segunda dose será recebido do Programa Estadual de Imunização", informa o documento municipal. Na instrução normativa anterior, atualizada no dia 21, a gestão Covas informava expectativa de receber mais 203 mil doses de Coronavac para segunda dose "no prazo de 15 dias".

Na primeira remessa, a capital priorizou profissionais da linha de frente do combate contra o novo coronavírus, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Também foram destinadas doses a indígenas e idosos em instituições de longa permanência.

Em nota publicada no site institucional, a Secretaria Municipal de Saúde diz ter "plano de vacinação estruturado" e que poderia imunizar "até 600 mil pessoas ao dia". "O município vai mobilizar 27 mil agentes para a aplicação das doses, sendo 15 mil enfermeiros e 12 mil funcionários de apoio", descreve. "Quinze milhões de seringas, 14 milhões de agulhas e os demais insumos necessários já foram adquiridos pela Secretaria Municipal da Saúde."

Também afirma que São Paulo terá três mil pontos de vacinação - sendo mil postos fixos e dois mil "postos satélites", que incluem praças, shoppings e até igrejas.

"A vacina é a única forma capaz de combater a ação do vírus, minimizar casos graves da doença e impedir mortes", diz a pasta. "Mesmo assim, se faz necessário o uso contínuo e correto das máscaras de proteção, a higienização constante das mãos e as medidas de distanciamento. Evitar aglomerações diminui consideravelmente a circulação do vírus e a infecção das pessoas."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 16 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 16 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 16 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 9 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 8 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 15 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 14 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 14 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 15 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 14 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa