Élcio Franco faz comparação com vacina para justificar indicação de clorquina

Em entrevista à rádio CBN nesta quinta-feira (28), Franco disse: "A vacina que também não tem bula neste momento, para o uso emergencial, a Anvisa determinou que haja o termo de consentimento livre esclarecido para que o paciente seja imunizado durante período de uso emergencial até que ela tenha bula, então é uma situação bem semelhante"

© Reprodução- Tv Brasil

Brasil Ministério da Saúde 28/01/21 POR Estadao Conteudo

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, afirmou que no combate à covid-19 no País há "uma situação bem semelhante" entre o uso de medicamentos sem eficácia comprovada, como a cloroquina - cujo uso foi diversas vezes incentivado pelo presidente Jair Bolsonaro -, e a aplicação de vacinas e imunizantes cujo uso emergencial foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

PUB

Em entrevista à rádio CBN nesta quinta-feira (28), Franco disse: "A vacina que também não tem bula neste momento, para o uso emergencial, a Anvisa determinou que haja o termo de consentimento livre esclarecido para que o paciente seja imunizado durante período de uso emergencial até que ela tenha bula, então é uma situação bem semelhante".

Franco respondia à pergunta feita pelo jornalista e apresentador Milton Jung: "O senhor agora há pouco disse que não se comprou vacinas antes porque não tinha comprovação. Não é uma contradição o governo gastar o que gastou em cloroquina sabendo que há uma série de estudos dizendo que não funciona para nada no combate à covid-19?".

Segundo o secretário, receitar cloroquina ou outros medicamentos sem eficácia comprovada no combate à covid-19 "faz parte da autonomia do médico". Franco também rechaçou críticas de que o aplicativo feito pelo Ministério da Saúde TrateCov incentivasse o uso de tais remédios. "Não é uma recomendação. Se você pegar a bula de um remédio, está dizendo que o antibiótico se presta para um tipo de inflamação, mas isso não é uma recomendação", afirmou.

O aplicativo foi retirado do ar, após críticas de entidades de classe, entre elas o Conselho Federal de Medicina (CFM). De acordo o Ministério da Saúde, o objetivo do aplicativo era "auxiliar os profissionais de saúde na coleta de sintomas e sinais de pacientes, visando aprimorar e agilizar os diagnósticos da covid-19". O aplicativo também é responsável por sugerir "algumas opções terapêuticas", segundo informações do governo federal.

Conforme mostrou reportagem do Estadão/Broadcast, o aplicativo recomenda o uso de cloroquina, ivermectina e outros fármacos para náusea e diarreia, além de antibióticos - cuja prescrição é controlada a fim de conter o surgimento de cepas bacterianas multirresistentes, segundo manual do CFM.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 15 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 14 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 17 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 14 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 17 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

tech Ataque Há 14 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 13 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 9 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)