Vacinação contra a Covid-19 gera aglomeração e fila de espera de mais de 1h em Curitiba

A fila de trabalhadores chegou a dar voltas no parque.

© Reprodução/Twitter

Brasil VACINAÇÃO-PR 28/01/21 POR Folhapress

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - Os profissionais de saúde de Curitiba se depararam na manhã desta quinta-feira (28) com uma fila de mais de uma hora para se vacinar contra a Covid-19 na capital.

PUB

Durante todo o dia, a movimentação foi intensa na entrada do pavilhão do Parque Barigui, apelidado de Pavilhão da Cura. Além do tempo de espera, alguns trabalhadores enfrentaram a chuva para se vacinar.

Segundo entidades que representam os profissionais, durante todo o dia, foram registradas aglomerações no local, em especial na área externa do pavilhão. A fila de trabalhadores chegou a dar voltas no parque.

Ao contrário de outras capitais, que descentralizaram a aplicação das doses, este foi o único local escolhido pela prefeitura de Curitiba para a vacinação. Na terça-feira (26), os Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho e as Defensorias Públicas da União e do Estado já haviam chamado a atenção para a possibilidade de formação de aglomerações no espaço.

Em uma recomendação feita ao estado, os órgãos fiscalizadores apontaram ainda que a centralização da vacinação em um único lugar pode dificultar o comparecimento do público-alvo da campanha, além de superlotar as linhas de transporte público que levam ao pavilhão, tornando menos célere o processo de imunização dos trabalhadores da saúde.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, o objetivo da centralização da campanha é "otimizar e melhorar o controle" sobre a vacinação, além de evitar o possível desvio de doses dos imunizantes.

Em Curitiba, a vacinação contra a Covid-19 começou no dia 20 de janeiro depois que a cidade recebeu 23.160 doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Até esta quinta-feira, 10.537 pessoas receberam o imunizante na capital.

Após o registro de aglomerações, a prefeitura informou que, devido ao grande movimento, fechou o acesso ao parque no final da tarde desta quinta e que, aqueles que tinham horários agendados para o período da noite, não devem se dirigir ao local.

Em nota, a prefeitura informou que, na quarta-feira (27), 50% dos profissionais que receberiam as vacinas não compareceram ao pavilhão e que, por isso, a Secretaria de Saúde fez contato com alguns hospitais da cidade para encaminhamento escalonado de equipes ao local.

A prefeitura informou ainda que está organizando "um processo" a ser adotado nos próximos dias e que cada hospital deve organizar os grupos de trabalhadores por horário. Os nomes devem constar em listagem anterior já enviada à secretaria de saúde. Não é permitida a busca direta pela vacinação.

Neste momento, o foco da campanha é em torno de profissionais da saúde e dos setores de alimentação, higiene e manutenção dos hospitais, segundo o órgão.

Há uma linha especial de transporte dos trabalhadores do terminal de ônibus mais próximo do local até o pavilhão, que funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 20h30.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula