A história de Pureza: da luta contra o trabalho escravo ao cinema

O diretor Renato Barbieri diz que o filme levou 12 anos para ficar pronto. Ele, que trabalha há décadas com temas ligados à escravidão, conheceu os detalhes dessa busca por meio de um amigo fotógrafo, e se inspirou na coragem de dona Pureza para contar a história

© Reprodução- Facebook

Cultura Renato Barbieri 29/01/21 POR Agência Brasil

Pureza Lopes Loyola éumatrabalhadora ruralque, depois de ficar sem notícias do filho, em 1993, vendeu tudo o que tinha no Maranhão e saiu em uma jornada de três anos à procura dele. No trajeto se deparou com trabalhadores vítimas de maus-tratos e em situação semelhante à escravidão.

PUB

O reencontro de mãe e filho aconteceu três anos depoisno Pará, quando ele conseguiu fugir de uma fazendada região.

A saga dessa maranhense foi parar nocinema. O diretor Renato Barbieri diz que o filme levou 12 anos para ficar pronto. Ele, que trabalha há décadas com temas ligados à escravidão, conheceu os detalhes dessa busca por meio de um amigo fotógrafo, e se inspirou na coragem de dona Pureza para contar a história.

Leia Também: 'Babenco', de Bárbara Paz, poderá concorrer em duas categorias no Oscar 2021

Dona PurezarecebeuumPrêmio Internacionalcontra a EscravidãodaAntiSlavery InternationalAward,a organização não governamental (ONG)mais antiga e respeitadado mundo nessa temática.

A trajetória dessa mulher a transformou em um ícone na luta contra a exploração e os maus-tratos a trabalhadores. Aqui no Brasil, ela teve um papel importante para que o país passasse a reconhecer, em 1995, a existência do trabalho escravo moderno. Foi quando começaram os resgates, explica o diretor Renato Barbieri.

Leia Também: 'Pão de Açúcar' narra morte de brasileira trans do ponto de vista de seu algoz

Isso pode explicar também por que muitos trabalhadores brasileiros têm dificuldade em reconhecer o trabalho escravo moderno. Na avaliação de Renato, nascemos dentro de uma mentalidade escravagista, que acompanha o brasileiro há séculos e acaba normatizando a escravidão.

Ochamadotrabalhoescravocontemporâneoécaracterizado em quatro situações: condições degradantes de trabalho, jornada exaustiva, trabalho forçado e a servidão por dívida, diz o procurador Italvar Medina, vice-coordenador nacional de Erradicação doTrabalhoEscravoe Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Segundo Medina, quando os trabalhadores são resgatados, o vínculo trabalhista é encerrado com direito a todas as verbas rescisórias. Se não houver acordo com o empregador, o caso vai para a Justiça, a fim de quea vítima receba o que tem direito.

O empregador que explora otrabalhoescravofica sujeito amulta e responde a ação civil por danos morais eação criminal no Ministério Público Federal, além de entrar para a lista suja do trabalho escravo.

Denúncia contratrabalhosemelhanteàescravidãopode ser feita por meio do Disque 100, pelo site mpt.mp.brou ainda presencialmente nas procuradorias do Ministério Público ou nas superintendências.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 17 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 15 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 8 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 15 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 17 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 16 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte Óbito Há 8 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

esporte São Paulo FC Há 17 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 14 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 15 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada