Final da Libertadores na TV aumenta angústia de torcedores de Palmeiras e Santos

SBT e Fox Sports transmitem o clássico que vai começar às 17h

© Divulgação/Conmebol Libertadores

Esporte LIBERTADORES 30/01/21 POR Estadao Conteudo

O palmeirense Custódio Dias, de 55 anos, tem até hoje na memória a emoção de ter presenciado a única conquista do clube na Libertadores. Em junho de 1999, o empresário estava no Palestra Itália para acompanhar a decisão contra o Deportivo Cali, da Colômbia. Já o santista Eduardo Brito, de 29 anos, viveu o mesmo sentimento em junho de 2011, quando assistiu do Pacaembu à vitória do seu time sobre o uruguaio Peñarol na decisão da Copa Libertadores. Desta vez, porém, eles e outros milhares de torcedores não vão poder acompanhar a final do torneio neste sábado, já que a pandemia do coronavírus impediu que o Maracanã estivesse lotado de palmeirenses e santistas.

PUB

A decisão agora será acompanhada pelos torcedores pela televisão. SBT e Fox Sports transmitem o clássico que vai começar às 17h. Para Custódio Dias, a distância para o jogo vai aumentar a angústia. "Eu fico muito mais nervoso vendo o jogo de casa. O estádio é meu habitat. Eu me sinto mais seguro, entendo melhor o que está acontecendo, analiso melhor a parte tática. Ver uma decisão pela TV vai me fazer sofrer muito mais", disse o palmeirense, que vai estar acompanhado dos dois filhos.

O santista Eduardo Brito, por sua vez, vai sair de São Paulo para Santos, onde alugou uma casa com alguns amigos para ver a decisão. "A gente que gosta de estádio, de estar na arquibancada com os amigos, não poder estar lá é complicado, fica com coração apertado", lamentou.

Em 1999, Custódio Dias teve uma ideia ousada a dois minutos do fim do duelo entre Palmeiras e Deportivo Cali. Com a ida aos pênaltis praticamente garantida, ele desceu da arquibancada para tentar chegar ao campo.

"Eu cheguei ao túnel de acesso ao gramado e estava acontecendo uma confusão. Vários repórteres queriam entrar e os seguranças barrando. Começou uma briga entre os dois lados, com várias agressões, e eu resolvi me arrastar pelo chão para passar por tudo. Fui muito pisoteado, mas entrei no gramado", recordou. O pior foi que logo ao chegar ao campo, a primeira visão foi o pênalti batido por Zinho acertar o travessão.

O torcedor se colocou atrás do gol e acompanhou as cobranças. Acomodado atrás da placa de publicidade, não conseguiu ver com exatidão o lance decisivo. No pênalti final perdido pelo colombiano Zapata, a bola batida rasteira rente à trave escapou do campo de visão do palmeirense. A única certeza de que o título estava confirmado foi porque o público começou a comemorar.

"Eu entrei em campo correndo e fui abraçar o Felipão (técnico do time). Eu até apareci nas fotos dos jornais da época perto da taça e dos jogadores. Só no dia seguinte eu fui ver que estava cheio de hematomas por ter sido pisoteado durante a briga", relembrou. Torcedor fanático, ele certamente estaria presente no Maracanã caso fosse possível comprar ingressos. Vai restar agora outra maneira.

PROMESSA DE MAIS UMA TATUAGEM - Em 2011, quando o Santos conquistou o tricampeonato no Pacaembu, a angústia de Eduardo Brito começou bem antes do confronto com o Peñarol. Na época, ele ainda não era sócio-torcedor do clube e havia ficado sem ingresso. A alguns dias da decisão, porém, um amigo falou que tinha uma entrada sobrando.

"Fui com mais dois amigos, foi a única vez que fiquei naquele setor Lilás, já tinha esgotado tudo. Conheci outros santistas lá e até hoje nos falamos quando chega o aniversário do título e a foto que tiramos aparece como lembrança nas redes sociais", contou.

Supersticioso, ele vai assistir à final deste sábado com a mesma camisa e com o boné que vestiu nos outros jogos do mata-mata desta Libertadores. E fez uma promessa: se o Santos for campeão, vai tatuar as quatro taças do torneio no braço direito, onde já tem tatuado o escudo do clube.

"Fiz minha primeira tatuagem do Santos no ano passado. Agora, a promessa é fazer as taças se for tetra. Outros amigos também prometeram isso. Vamos mandar energias positivas mesmo estando longe do Rio", disse.

No Maracanã, serão cerca de 5 mil pessoas que poderão estar no estádio. São jogadores, jornalistas, comissões técnicas, funcionários da entidade, empregados do local, dirigentes dos times, autoridades, representantes de patrocinadores, convidados dos clubes (conselheiros e alguns sócios) e familiares dos atletas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula