Prontos-socorros de SP têm restrição no atendimento

Na capital, os hospitais afetados são os do Grajaú e Pedreira (zona sul) e da Vila Alpina e Itaim Paulista, na zona leste. Na Grande SP, a medida abrange Itapecerica da Serra e Mogi das Cruzes

© Getty Images

Brasil SAÚDE-SP 02/02/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo do estado de São Paulo, gestão João Doria (PSDB), está restringindo o atendimento nos prontos-socorros em seis hospitais estaduais na capital e na Grande São Paulo. O objetivo da medida, que começou a vigorar nesta segunda-feira (1º), é utilizar os equipamentos para concentrar somente pacientes graves.

PUB

Leia Também: Brasil registra média móvel de 1.062 mortes por covid-19

Na capital, os hospitais afetados são os do Grajaú e Pedreira (zona sul) e da Vila Alpina e Itaim Paulista, na zona leste. Na Grande SP, a medida abrange Itapecerica da Serra e Mogi das Cruzes.

Estas unidades enfrentam problemas de lotação de casos de Covid-19. No último dia 21, o Hospital Geral de Pedreira registrou aumento de 136% na ocupação dos leitos de enfermaria para o novo coronavírus.

A mudança no modelo de atendimento não foi comunicada no site da Secretaria de Estado da Saúde e nem nos canais da pasta nas redes sociais. Na porta dos hospitais foram colocados cartazes avisando sobre a restrição e orientando os pacientes com problemas leves a procurarem unidades municipais.

O secretário executivo da pasta, Eduardo Ribeiro, diz que a decisão, chamada de "redirecionamento da demanda de quadros leves", visa conter o aumento no número de atendimentos.

"É importante dedicar os hospitais capacitados, equipados, para, neste momento de dificuldade, poderem se dedicar plenamente aos atendimentos mais graves."

Segundo ele, esse modelo já é adotado pelo Hospital das Clínicas. Em nota, a secretaria diz ainda que esse redirecionamento será feito ao longo de 90 dias.

Inicialmente, outros dois municípios também teriam restrições no atendimento. Em Guarulhos, a gestão Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD), afirmou que se reuniu na sexta (29) com a secretaria estadual e que obteve o compromisso do estado de não modificar o funcionamento no Hospital Geral.

A Prefeitura de Cotia, gestão Rogério Franco (PSD), disse nesta segunda que não havia sido comunicada sobre a readequação e que a medida iria sobrecarregar as unidades municipais.

OUTRO LADO

A Secretaria de Estado da Saúde, gestão João Doria (PSDB), afirma que o modelo de atendimento é previsto pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para hospitais de alta complexidade.

"Os PSs ficarão dedicados a atender pacientes levados à unidade por ambulâncias ou serviços de resgate, pois estes casos mais graves têm atendimento priorizado." A pasta não disse porque não comunicou a mudança em seus canais oficiais.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), diz que tem realizado reuniões semanais com o governo do estado "visando manter a qualidade dos atendimentos" e que os hospitais e unidades de saúde da rede municipal "seguem atendendo normalmente".

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, gestão Caio Cunha (Podemos), diz que a readequação deve aumentar a demanda nos postos municipais, mas que a cidade "tem uma rede muito bem estruturada" para suportar esse aumento. A Prefeitura de Itapecerica da Serra, gestão Francisco Nakano (PL) não se manifestou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula