Toda a população de SP será vacinada até o fim do ano, diz Doria

Perguntado se considera que o presidente pode ser chamado de genocida, Doria afirmou que Bolsonaro está "caminhando" para ser classificado assim.

© Shutterstock

Política VACINAÇÃO-SP 02/02/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Toda a população do estado de São Paulo "será vacinada até o fim do ano", afirmou o governador João Doria (PSDB) em entrevista ao UOL nesta terça-feira (2).

PUB

"Até o final do ano [a população será vacinada], sim. Vamos seguir o plano nacional de imunização. E onde o plano nacional não atuar, o plano estadual vai", afirmou Doria.

São Paulo está imunizando a população com doses da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida pelo Instituto Butantan, e também com a vacina de Oxford/AstraZeneca. O estado recebeu mais de 500 mil doses do imunizante desenvolvido pela universidade britânica.

O governador citou como exemplo de funcionamento do plano estadual a vacinação dos quilombolas – o grupo fazia parte dos prioritários a serem vacinados contra a covid-19 no plano divulgado pelo estado em dezembro de 2020. Em janeiro, no entanto, eles não estavam mais na lista daqueles que seriam imunizados em São Paulo.

Doria atribuiu a exclusão a uma ação do Ministério da Saúde, que teria retirado os quilombolas da fase inicial do PNI (Plano Nacional de Imunização). Após reportagem do portal G1, o governador determinou a inclusão do grupo no plano estadual. "Por que a exclusão dos quilombolas? Só por que são negros, são pobres, não podem bajular o presidente Jair Bolsonaro?", disse hoje o governador paulista.

Sobre o risco de faltarem doses para a segunda aplicação das vacinas – tanto a Coronavac como a vacina de Oxford requerem uma segunda dose –, Doria garantiu que o estado não enfrentará esse problema. "Aqui não há risco. Teremos a segunda dose para todos que tomaram a primeira", afirmou.

Para o governador de São Paulo, o Butantan está "sustentando" a vacinação até agora no país, e é preciso investir na aquisição de mais vacinas. O tucano disse ainda que o governo federal "errou feio" ao apostar em uma única vacina, a de Oxford.

"Nós precisamos que o governo federal forneça mais vacinas", declarou. "O governo federal errou, e errou feio, ao escolher uma vacina. Hoje, o que sustenta o programa nacional é a vacina do Butantan, que chegou a ser proibida pelo presidente Jair Bolsonaro. Esse é o enfrentamento. Precisamos de mais vacinas", afirmou.

O estado de São Paulo foi o primeiro a iniciar a imunização contra a covid-19 no Brasil. No dia 17 de janeiro, quando a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso emergencial da Coronavac, Doria iniciou a vacinação dos profissionais de saúde.

Para Doria, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contribuiu para que houvesse atraso no início da campanha de imunização no país – o governador, inclusive, acusou o governo federal de "sabotagem" ao resistir em aceitar em aceitar a vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac e pelo Instituto Butantan e de interferir na decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de aprovar o imunizante.

Perguntado se considera que o presidente pode ser chamado de genocida, Doria afirmou que Bolsonaro está "caminhando" para ser classificado assim: "Não por mim, mas pela ciência e por tribunais internacionais".

Vacinas no SUS x clínicas particulares Para o governador de São Paulo, a prioridade no recebimento das vacinas contra a covid-19 deve ser do SUS (Sistema Único de Saúde), e não das clínicas particulares.

"Prioridade é o SUS. Nós temos que vacinar todos os brasileiros, e gratuitamente. As clínicas particulares só deveriam ter vacina após o SUS", disse. Doria afirmou, ainda, que "privilegiar os ricos não é correto".

Um dos primeiros governadores a decretar quarentena, em março de 2020, Doria declarou que recebe "ameaças" desde então. Disse, no entanto, que não tem medo.

"Mortos não consomem, não vão a restaurantes, não fazem compras. Nós precisamos preservar a vida. Ao invés de [Bolsonaro] orientar corretamente a população, é negacionista. Você não pode ser um agente homicida. Não tenho medo de intimidação, cara feia e ameaças. Recebo ameaças desde que decretamos a primeira quarentena em São Paulo", afirmou o governador, comentando sobre restrições impostas ao comércio e a municípios do estado.

ELEIÇÃO DE LIRA

Doria também classificou a vitória de Arthur Lira (PP-AL), que foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, como um episódio "lamentável" para o Brasil. Aliado do presidente Jair Bolsonaro, Lira foi eleito com 302 votos, mais do que o dobro recebido por seu principal adversário, Baleia Rossi (MDB-SP).

O governo Bolsonaro fez forte campanha nos bastidores para garantir a eleição de Lira, que envolveu a promessa de emendas e de cargos em troca de votos. Para Doria, a "compra de votos venceu a eleição". "É lamentável para o Brasil ter compra de votos. Eu lamento a vitória de Arthur Lira, porque não representa a vitória da democracia", disse.

O governador afirmou ainda que o chamado Centrão, grupo que reúne diversos partidos de centro-direita – entre eles o de Lira – vai "cobrar" a conta do governo Bolsonaro e que o Brasil vai "sofrer" com Lira na presidência da Câmara.

Impeachment e arrependimento do "Bolsodoria" Perguntado se é favorável à abertura de um processo de impeachment contra Bolsonaro, no entanto, Doria evitou responder. Em diversas ocasiões, disse se tratar de uma questão cuja análise cabe ao Congresso. "Não é o João Doria, governador de São Paulo, que tem que achar isso, é o Congresso Nacional. Cabe ao Congresso fazer esse julgamento, e não a mim".

O governador, por outro lado, se disse arrependido por ter apoiado publicamente a candidatura de Bolsonaro para as eleições presidenciais de 2018. "Não tenho compromisso com o erro. Foi um enorme erro, meu e de milhares de brasileiros. Nós temos um governo que de liberal só tem o discurso. É uma tristeza para o Brasil", afirmou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 12 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 9 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 9 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 4 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda