Bolsonaro recebe presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou

Os projetos de infraestrutura para a integração do bloco também foram tema do encontro.

© Getty Images

Política Mercosul 03/02/21 POR Notícias ao Minuto Brasil

O presidente Jair Bolsonaro recebeu hoje (3) a visita do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, para tratar sobre as relações bilaterais entre os dois países e as propostas de mudanças para o Mercosul. O almoço de trabalho ocorreu no Palácio da Alvorada, em Brasília, e, em seguida, os presidentes e seus ministros fizeram declaração à imprensa no Palácio do Planalto.

PUB

De acordo com Bolsonaro, em março está prevista reunião entre presidentes dos países-membros do Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – para tratar sobre a abertura comercial do bloco, com a possibilidade de negociações independentes com outros países.

A medida também é defendida por Lacalle Pou. “Pertencemos ao Mercosul, vamos fazer 30 anos dessa associação e, como toda a associação, temos que revê-las. E o próximo passo nesse mundo moderno é a flexibilização para que cada país possa avançar”, disse o presidente uruguaio.

Os projetos de infraestrutura para a integração do bloco também foram tema do encontro. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, explicou que os planos para a hidrovia do Mercosul já estão bem equacionados, com a dragagem da Lagoa Mirim, localizada na fronteira entre Brasil e Uruguai. Lacalle Pou também afirmou que o presidente do Paraguai, Alberto Fernandez, será convidado para tratar sobre o desenvolvimento da hidrovia no Rio Uruguai, que divide os três países.

Além disso, Tarcísio de Freitas destacou a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, na fronteira entre Brasil e Uruguai. Segundo o ministro, o projeto já está pronto, dependendo apenas de liberação de orçamento. Assim que ela for construída, a antiga ponte Barão de Mauá, que liga as cidades de Jaguarão, no lado brasileiro, e Rio Branco, no lado uruguaio, será restaurada.

Outros assuntos tratados foram o controle fronteiriço durante a pandemia de covid-19 e a segurança energética brasileira. “Em face da crise hídrica que o país passa, desde outubro do ano passado, nós estamos importando energia do Uruguai e também da Argentina. Isso mostra que essa integração é importante para segurança energética dos países e nós estamos trabalhando para que ela cada vez aumente mais, chamando outros países do Mercosul para participar”, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Lacalle Pou retorna para o Uruguai ainda na tarde desta quarta-feira.

Com informação: Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 11 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 13 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 13 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 8 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 13 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 11 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 13 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 14 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 12 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 12 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo