Pacheco: Vamos tentar compatibilizar programa social e teto de gastos

O presidente do Senado destacou que a saúde é um dos temas prioritários em sua gestão, principalmente medidas para fornecimento de vacinas contra a covid-19.

© Getty Images

Economia teto de gastos 05/02/21 POR Estadao Conteudo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse que o governo e o Congresso vão tentar, até o último minuto, compatibilizar o teto de gastos com a formatação de um programa social que dê assistência às famílias carentes durante a pandemia do novo coronavírus. "A pandemia não acabou, estamos num ápice trágico", afirmou, em entrevista coletiva na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

PUB

O senador disse que a proposta pode ser tanto de um incremento do Bolsa Família quanto um "programa análogo ao auxílio emergencial no ano passado". Ele destacou que o auxílio emergencial custou mais de R$ 300 bilhões no ano passado, mas foi necessário para socorrer a população. "Agora é necessário socorrer novamente, talvez não na mesma monta", disse.

Pacheco disse que o Congresso deve apresentar nos próximos dias um "protocolo fiscal" que envolva uma pauta para garantir a higidez da economia. "Vamos buscar até o último momento compatibilizar o programa social com teto de gastos", afirmou. Sobre a saúde, Pacheco disse que pretende analisar nos próximos dias se há requisitos para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid.

Senadores protocolaram na última quarta-feira, 3, um pedido de abertura de uma CPI para investigar a atuação do governo federal no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O documento reúne a assinatura de 30 parlamentares - o mínimo necessário para o pedido ser apresentado à Mesa são 27 apoios - e o autor do pedido é o líder da Rede, Randolfe Rodrigues (AP).

Cabe a Pacheco, como presidente do Senado, dar seguimento ao processo. Antes disso, no entanto, é possível que haja a retirada ou acréscimo de assinaturas dos parlamentares. Pacheco também pode arquivar o pedido.

O presidente do Senado destacou que a saúde é um dos temas prioritários em sua gestão, principalmente medidas para fornecimento de vacinas contra a covid-19. Ele mencionou que o Senado aprovou um convite para que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, preste esclarecimentos sobre a atuação do governo durante a pandemia, o que deve ocorrer nos próximos dias.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 15 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 13 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 16 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 12 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 12 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 12 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 15 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 11 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 7 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)