Idosos aguardam uma hora e meia em fila para vacinação na zona leste de SP

O início da campanha em SP começou as 8h

© Agência Brasil / Rovena Rosa

Brasil Vacinação 08/02/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Desde as 6h30, o flamenguista Cosme Alves de Jesus, 90, já esperava o início da vacinação em esquema drive-thru na Neo Química Arena, em Itaquera, o estádio do Corinthians, na zona leste da cidade de São Paulo. O início da campanha estava marcado para as 8h. "Eu estava ansioso", diz o idoso, o primeiro a ser vacinado contra a Covid-19 no local. O estádio é um dos cinco pontos de imunização iniciados nesta segunda-feira (8) em que os idosos não precisam descer do carro para receber a dose.

PUB

"Eu quero me vacinar para me proteger e viver mais um pouco", afirma Cosme, morador de São Mateus. Ele foi levado ao estádio pelo genro, o motorista Luiz Pereira, 55. Voltar a ver os familiares e a trabalhar –ele recolhe e vende materiais recicláveis– é o principal objetivo do idoso.

A vacinação de idosos na capital paulista teve início na sexta-feira (5) e, em dois dias, metade do público alvo dessa faixa etária já recebeu a primeira dose. Na Coordenadoria Regional de Saúde Leste, onde a Arena Corinthians está, há 5.686 pessoas aptas a receber a vacina agora. A vacina aplicada no local é a da Oxford/Astrazeneca, que requer a segunda dose após 90 dias.

A zona leste é a região da capital onde há, atualmente, a maior incidência de Covid-19, segundo o inquérito sorológico da prefeitura. O atendimento, contudo, não é restrito à população da região: para ser vacinado, basta apresentar CPF, carteira de vacinação e Cartão do SUS, caso tenha o documento.

Na entrada do estacionamento leste do estádio, os carros passam por uma triagem e, em seguida, há três pontos de vacinação. O percurso dura cerca de cinco minutos, mas por volta das 9h já não havia fila de espera para entrar.

O segundo carro da fila trazia Ruth Berne, 92, para receber o presente de aniversário adiantado –ela completa 93 no dia 16. "Vim bem cedo porque não vejo a hora [de vacinar]". O motorista José Antônio Morais, 69, foi quem trouxe Ruth. Ele diz que, agora, a expectativa é para vacinar a mãe, que tem 87 anos. "Eu ainda não tenho chance, mas a minha mãe não vê a hora de sair de casa."

"Eu vim que é para poder chegar aos 100", adianta Victor Vieira, 98. "E vim porque quero ficar livre dessa muvuca de coronavírus."

O presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, acompanhou os primeiros vacinados no estádio. Segundo ele, mais que receber jogos da Copa do Mundo ou das Olímpiadas, este é a tarefa mais importante da Arena. "Esse momento é como um grito de gol. E a saúde está em primeiro lugar: aqui não temos torcida única."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula