Guedes: Projeto de autonomia do BC é fundamental para estabilidade monetária

O ministro da Economia também afirmou que o mais importante é a "harmonia entre poderes independentes".

© Getty

Economia autonomia do BC 08/02/21 POR Estadao Conteudo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira, 8, que o projeto de autonomia do Banco Central é "fundamental para a estabilidade monetária". "O projeto de autonomia é garantia de estabilidade monetária para o povo brasileiro", afirmou Guedes, que esteve há pouco em reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para discutir a proposta.

PUB

De acordo com o relator da matéria na Câmara, deputado Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE), a votação do projeto, que já foi aprovado no Senado, deve ocorrer até esta quarta-feira.

Em rápido pronunciamento a jornalistas após a reunião, Guedes afirmou que conversou na manhã de hoje com Costa Filho e Campos Neto sobre o relatório de autonomia do BC. Como informou o Broadcast mais cedo, o relatório de Costa Filho defende a aprovação do projeto vindo do Senado sem alterações na Câmara.

Em sua fala, o ministro da Economia também afirmou que o mais importante é a "harmonia entre poderes independentes". O comentário foi uma alusão à chegada de Lira ao comando da Câmara. Guedes também destacou a importância do projeto de autonomia do BC para o controle da inflação no Brasil. Ele pontuou ainda que "aumentos setoriais de preços", como os ocorridos recentemente nos setores de alimentação e energia, "não devem se transformar em aumento generalizado da inflação".

Guedes disse que o governo está esperançoso que a Câmara "consiga aprovar o projeto de autonomia". O ministro da Economia lembrou, inclusive, que a autonomia do Banco Central era algo previsto desde a criação da autarquia, levada a cabo pelo economista Roberto Campos, avô do atual presidente do BC.

Após seu pronunciamento, Guedes foi questionado por jornalistas a respeito da volta do auxílio emergencial. O ministro limitou-se a dizer: "Isso é outra conversa". Mais cedo, em entrevista à TV Bandeirantes, o presidente Jair Bolsonaro disse que a discussão sobre a volta do benefício é para "ontem", mas admitiu que isso vai trazer "problema" para a economia.

O presidente do BC participou da reunião, esteve ao lado de Guedes e Arthur Lira na fala à imprensa, mas não se pronunciou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 13 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 12 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 15 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 14 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 14 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 14 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Bastidores da TV Há 6 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Isabel Veloso Há 15 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 14 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens