As maravilhas naturais mais estranhas do mundo

Lugares estranhos e maravilhosos para explorar

As maravilhas naturais mais estranhas do mundo

A Mãe Natureza deu-nos algumas maravilhas naturais verdadeiramente majestosas. Espetaculares na sua beleza e grandiosidade, essas atrações também estão entre as mais estranhas e bizarras do planeta. E quanto mais estranho, melhor, ao que parece.

Clique nesta galeria e surpreenda-se com estes lugares de peculiar destaque.

©

Shutterstock 

Caño Cristales, Colômbia

Normalmente chamado de "Rio das Cinco Cores" ou "Arco-íris Líquido", as cores vivas de amarelo, verde, azul, preto e vermelho de Caño Cristales são causadas por plantas no leito do rio. Os habitantes locais gostam de pensar que o rio flui do "Jardim do Éden" e, de fato, muitos dizem que é um dos mais belos rios do planeta.

©

Shutterstock 

Racetrack Playa, EUA

O Vale da Morte da Califórnia é a localização de Racetrack Playa, onde rochas e pedras parecem deslizar pela paisagem inóspita sem intervenção humana ou animal. Durante anos, esse fenómeno geológico intrigou até o mais inteligente dos cientistas, até que alguém percebeu que o movimento é causado quando as camadas de gelo com apenas alguns milímetros de espessura começam a derreter durante períodos de vento fraco. Esses finos painéis de gelo flutuantes dão um empurrão às rochas, que se movem até 5 m por minuto.

©

Shutterstock 

Colinas de Chocolate, Filipinas

Há uma lenda que atribui as Colinas de Chocolate encontradas na província de Bohol, nas Filipinas, às lágrimas de um gigante chamado Arogo, que depois de perder o amor da sua vida chorou de tristeza, cujas gotas formaram as colinas dispersas.

©

Shutterstock 

Ijen, Indonésia

Assemelhando-se a um enorme diamante polido, o lago ácido da cratera de Ijen, de cor turquesa, ferve nas montanhas situadas ao longo de Java Oriental. Faça uma caminhada até à borda da cratera à noite e poderá testemunhar as famosas chamas azuis elétricas de Ijen, inflamadas por gás sulfúrico e atingindo até 5 m de altura.

©

Shutterstock 

Depressão de Danakil, Etiópia

O lugar mais quente da Terra, a Depressão de Danakil na Etiópia, assa sob uma temperatura média anual de 34,4 °C. No entanto, o termômetro pode às vezes atingir os 50 °C. Fontes quentes de enxofre, lava borbulhante e depósitos espessos de sal crocante aguardam quem se aventurar por estas paragens.

©

Shutterstock

Monte Zaō, Japão

Uma das montanhas mais famosas do Japão, o Monte Zaō é conhecido pelos seus "monstros de neve", que são formas estranhas que aparecem no meio do inverno e ganham forma depois de pingentes de gelo quase horizontais se começarem a acumular nas árvores que ficam cobertas de neve. Uma floresta cheia dessas figuras sobrenaturais é o suficiente para causar arrepios a qualquer um.

©

Shutterstock 

Waitomo Glowworm Caves, Nova Zelândia

Mergulhe nas cavernas de Waitomo Glowworm na Ilha do Norte e encante-se com os milhares de vagalumes  que moram nesta caverna. Existem excursões organizadas que incluem um passeio de barco sob os vagalumes. Isso dá todo um novo sentido a "ver a luz ao fundo do túnel"!

(Foto: Wikimedia/CC BY 2.0)

©

Wikimedia/Creative Commons 

Bryce Canyon, EUA

Em meados de 1800, a área agora conhecida como Bryce Canyon no Utah foi colonizada por pioneiros mórmones, um dos quais era Ebenezer Bryce, que se instalou próximo do desfiladeiro. Poucos hoje sabem que o Parque Nacional de Bryce Canyon tem o nome de um highlander expatriado.

©

Shutterstock 

Grutas de Gomantong, Malásia

Um intrincado sistema de cavernas encontrado em Sabah, as Cavernas de Gomantong são conhecidas há séculos pelos seus valiosos ninhos de andorinhas comestíveis, que são colhidos para a sopa de ninho de pássaro. É uma tradição antiga e cuidadosamente policiada: são impostas pesadas multas e penas aos apanhadores não licenciados.

©

Shutterstock 

Kingley Vale, Inglaterra

Kingley Vale em West Sussex tem uma das florestas de teixos mais impressionantes da Europa. Estima-se que algumas das árvores tenham pelo menos 2000 anos, um facto notável, visto que a maioria dos teixos antigos em toda a Europa foram derrubados após o século XIV, sendo o material preferido para o fabrico de longbows, usados pelos ingleses e galeses para a caça e como uma arma na guerra medieval.

©

Shutterstock 

Capadócia, Turquia

A Capadócia, uma região histórica da Anatólia Central, está repleta de hoodoos, ou chaminés de fada — torres altas e finas de rocha que se formaram durante milhões de anos. Durante o período romano, os cristãos perseguidos fugiram em massa para a região e construíram casas e igrejas nas chaminés. Muitos desses abrigos ainda existem hoje.

©

Shutterstock 

Calçada dos Gigantes, Irlanda do Norte

Cerca de 40.000 colunas de basalto interligadas constituem a Calçada dos Gigantes, uma plataforma irregular de degraus hexagonais que partem do sopé do penhasco e desaparecem sob o mar. A lenda diz que um guerreiro irlandês mítico construiu a ponte para chegar à Escócia depois de ser desafiado para uma luta por um adversário escocês igualmente temível.

©

Shutterstock 

Seixos gigantes de Moereki, Nova Zelândia

Uma coleção de rochas invulgarmente grandes e esféricas ao longo de um trecho da Praia de Koekohe na Ilha do Sul da Nova Zelândia é explicada pelas lendas maori locais como os restos de cestos de enguia de uma canoa a vela levados pelo mar.

©

Shutterstock 

Grande Buraco Azul, Belize

O Grande Buraco Azul é um poço natural marinho gigante na costa do Belize. O poço faz parte do maior Sistema de Reserva da Barreira de Corais do Belize e é um destino popular para mergulhadores recreativos.

©

Shutterstock 

Deadvlei, Namíbia

O nome significa "pântano morto" no dialeto local, e Deadvlei, uma panela de argila branca localizada dentro do Parque Namib-Naukluft, parece de facto desprovido de vida. A paisagem está repleta de esqueletos de árvores mortas há muito tempo, que se erguem tristemente perto de algumas das dunas de areia mais altas do mundo.

©

Shutterstock 

Vulcão de Kilauea, EUA

Parecendo uma cena saída do Inferno de Dante, a zona sudeste do vulcão Kilauea na Grande Ilha do Havai sibila e cospe lava derretida diretamente para o oceano. Historicamente, Kilauea é o mais ativo dos cinco vulcões que juntos formam a Grande Ilha do Havai.

©

Shutterstock 

Lago Baikal, Rússia

O Lago Baikal, o maior lago de água doce do mundo em volume, é especialmente atraente no inverno. A temporada de gelo, que geralmente começa em meados de janeiro e vai até meados de abril, oferece aos visitantes uma paisagem deslumbrante de gelo turquesa transparente que brilha sob o sol da Sibéria.

© BrunoPress

Geoparque Nacional de Zhangye, China

A paisagem às vezes lisa, às vezes acidentada do Geoparque Nacional de Zhangye apresenta listas com as cores do café, gengibre e canela, um bolo em camadas de 24 milhões de anos de beleza excecional e sedutora.

©

Shutterstock 

Lago Hillier, Austrália

Uma característica geográfica distinta de Middle Island, que fica ancorada na costa sul da Austrália Ocidental, o Lago Hillier também é conhecido como Lago Rosa devido à sua óbvia cor de pastilha elástica. A coloração incomum é causada por algas, halobactérias e outros micróbios.

©

Shutterstock

Lago às Pintas, Canadá

Afundado no vale Similkameen oriental da Colúmbia Britânica fica o Lago Manchado, assim chamado por causa das grandes "pintas" de depósitos minerais que se reúnem em anéis na superfície da água. De certos ângulos, o lago lembra o pescoço comprido de uma girafa.

(Foto: Wikimedia/CC BY-NC 2.0)

©

Wikimedia/Creative Commons 

Cataratas da Chama Eterna, EUA

Procurando um lugar romântico para fazer uma proposta de casamento? Siga para a Eternal Flame Falls em Chestnut Ridge Park, no estado de Nova Iorque. Escondida atrás de uma cascata de água está uma chama que arde quase o ano inteiro. Uma pequena gruta na base da queda de água emite gás natural, que é iluminado de propósito para produzir este fenômeno maravilhosamente encantador.

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 3.0)

©

Wikimedia/Creative Commons 

Torre do Diabo, EUA

Para sempre associada ao filme de Steven Spielberg, Encontros Imediatos do 3º Grau (1977), a Torre do Diabo no Wyoming permanece um local sagrado para os indígenas americanos, cujos nomes para o monólito incluem "Casa do Urso" e "Chifre de Búfalo Castanho." A propósito, a Torre do Diabo foi o primeiro monumento nacional dos Estados Unidos, inaugurado em 24 de setembro de 1906 pelo presidente Theodore Roosevelt.

©

Shutterstock 

Grutas de Mármore, Chile

Este belíssimo conjunto de cavernas naturais pode ser admirado numa península de mármore sólido nas margens do Lago General Carrera, um remoto lago glacial que atravessa a fronteira do Chile com a Argentina na Patagônia. As cavernas são acessíveis apenas por barco.

©

Shutterstock 

Estrutura de Richat, Mauritânia

Pouco observada pelo mundo exterior, a Estrutura de Richat é um fenômeno geológico circular proeminente no centro-oeste da Mauritânia. Os moradores locais chamam a essa cúpula erodida de 40 km de diâmetro de "Olho do Saara". A rocha sedimentar exposta nesta vasta anomalia geológica remonta ao aparecimento de oxigênio na atmosfera terrestre.

(Foto: Flickr/CC BY-NC 2.0)

©

Flickr/Creative Commons 

Vale da Lua, Argentina

Muitas vezes descrito como o lugar mais sobrenatural da Argentina, o Vale da Lua fica dentro do Parque Provincial de Ischigualasto. É uma paisagem remota e árida de formações rochosas erodidas pelo vento e moldadas ao longo de milhões de anos. O nome Ischigualasto deriva da extinta língua Cacán e significa "lugar onde a Lua pousa".

©

Shutterstock 

Falésias Vermelhas, EUA

As Falésias Vermelhas são escarpas íngremes e predominantemente de arenito erodidas durante milhões de anos, expondo assim centenas de camadas de estratos rochosos ricamente coloridos. Na foto está a formação White Pocket, que se parece com um enorme sundae de chocolate  derretendo.

©

Shutterstock 

Grutas de Trollkirka, Noruega

Trollkirka traduz-se como Igreja de Trolls. Os caminhantes que alcançam esta impressionante maravilha natural são abençoados com uma rede visualmente impressionante de cavernas de mármore e calcário alimentadas por cascatas de água cristalina.

©

Shutterstock 

Cataratas de Sangue, Antártida

A língua do glaciar Taylor em Victoria Land, no leste da Antártida, parece estar a sangrar, tal é a ilusão criada por um fluxo de água salgada contaminada com óxido de ferro que esporadicamente encontra as águas cinzentas e geladas do Lago Bonney.

©

Public Domain

Reserva Natura do Tsingy de Bemaraha, Madagáscar

O Madagáscar é conhecido pelas suas populações únicas de lêmures, mas outras maravilhas abundam, como as formações rochosas pontiagudas que pontilham a Reserva Natura do Tsingy de Bemaraha. O nome "Tsingy" é derivado de uma palavra local que significa "o lugar onde não se pode andar descalço". Não se esqueça das botas!

©

Shutterstock 

Gruta dos Cristais, México

Repare na pessoa no canto inferior direito da imagem. Veja bem, em comparação, o tamanho destes cristais de gesso gigantes enquanto explora a Caverna Naica em Chihuahua, México. O maior cristal da caverna encontrado até hoje tem 12 m de comprimento, 4 m de diâmetro e 55 toneladas de peso. Na verdade, alguns dos maiores cristais naturais já encontrados na Terra foram descobertos aqui.

(Foto: Wikimedia/CC BY 3.0)

©

Wikimedia/Creative Commons 

Grande Fonte Prismática, EUA

A Grande Fonte Prismática no Parque Nacional de Yellowstone, em Wyoming, é a maior fonte termal dos Estados Unidos. É também uma das mais visualmente impressionantes, contendo quase todas as cores do arco-íris.

©

Shutterstock 

Haukadalur, Islândia

O vale de Haukadalur, na Islândia, é um enorme campo geotérmico de géiseres e outras atrações geotérmicas. Os maiores géiseres são Strokkur e o próprio Geysir, de onde vem a palavra "géiser".

(Foto: Flickr/CC BY-ND 2.0)

©

Flickr/Creative Commons 

Caldeira do Diabo, EUA

Situada no Parque Estadual Judge C. R. Magney, no Minnesota, fica a Caldeira do Diabo, uma queda de água invulgar e formação rochosa na qual metade do Rio Brule desaparece por um buraco. Mas para onde vai a água? Os hidrologistas acreditam que a água que desaparece na rocha entra novamente no rio através do subsolo.

(Foto: Wikimedia/CC BY 4.0)

Fontes: (BBC) (Britannica) (European Space Agency)

©

Wikimedia/Creative Commons 

Mundo Natureza selvagem 24/02/21 POR NMBR


A Mãe Natureza nos deu algumas maravilhas naturais verdadeiramente majestosas. Espetaculares na sua beleza e grandiosidade, essas atrações também estão entre as mais estranhas e bizarras do planeta. E quanto mais estranho, melhor, ao que parece.

PUB

Clique nesta galeria e surpreenda-se com estes lugares de peculiar destaque.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 11 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 9 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 10 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 11 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 11 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 11 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

justica Violência Há 2 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

justica Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Saúde Há 11 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

justica Régis Bittencourt Há 10 Horas

Casal de empresários é achado morto dentro de carro em posto de gasolina