Opas: há mais evidências de que variante brasileira aumenta contágio

A diretora-geral da Opas defendeu medidas de segurança como a "melhor forma" de combater o vírus a curto prazo, antes de vacinas começarem a fazer efeito.

© Shutterstock

Mundo VARIANTE-CORONAVÍRUS 10/02/21 POR Estadao Conteudo

A diretora-geral da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne, afirmou que estudos em andamento estão provendo cada vez mais evidências de que algumas das variantes do novo coronavírus, como a identificada primeiro em Manaus, região Norte do Brasil, têm maior capacidade de transmissão do que a cepa original do vírus.

PUB

De acordo com o gerente de Incidentes da Opas, Sylvain Aldighieri, três variantes preocupantes foram identificadas em pelo menos 20 países das Américas. Após informar que cerca de 1,6 milhão de casos de covid-19 foram registrados na região na semana passada, em torno de metade dos casos globais no período, Etienne afirmou que os países americanos ainda estão sendo afetados severamente pela pandemia. A diretora-geral da Opas defendeu medidas de segurança como a "melhor forma" de combater o vírus a curto prazo, antes de vacinas começarem a fazer efeito.

A vacina da AstraZeneca tem sofrido com desconfiança após um estudo de fases 1 e 2 na África do Sul identificar menor eficácia do produto para casos leves e moderados da cepa sul-africana do sars-cov-2. Segundo o diretor-assistente da Opas, Jarbas Barbosa, não há motivos para crer que a vacina da AstraZeneca tem menor eficácia na prevenção contra casos graves, que são o foco dos imunizantes neste momento, disse.

Ele alertou também para o fato de que os estudos identificaram a menor eficácia da vacina em um pequeno grupo de pessoas que contraíram a cepa sul-africana, de forma que os resultados não podem ser estendidos às variantes brasileiras e britânica do coronavírus, por exemplo.

O imunizante da AstraZeneca é o produto com o maior volume de doses a serem distribuídas pela iniciativa Covax a países americanos, segundo relatório da Organização Mundial de saúde (OMS) publicado há uma semana. Barbosa disse que os países-membros da Opas que receberem doses pela Covax deverão enviar à entidade o seu plano nacional de imunização, de forma a garantir a correta distribuição das vacinas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 5 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 58 mins

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 9 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 8 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 9 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama PAULO-GUSTAVO Há 5 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

tech Espaço Há 20 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

fama Rio de Janeiro Há 9 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil Brasil Há 21 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

politica STF Há 5 Horas

Moraes estabelece prazo para diligências sobre Monark