BB reafirma reestruturação e diz que 88 agências não funcionaram devido a greve

Em janeiro, a instituição havia anunciado os planos de encerrar as atividades de 112 agências no primeiro semestre e o corte de 5 mil colaboradores por meio de programas de demissão voluntária

© Pilar Olivares/Reuters

Economia Banco do Brasil 11/02/21 POR Estadao Conteudo

Em meio à greve de 24 horas convocada por seus funcionários para esta quarta-feira, 10, o Banco do Brasil afirmou em nota que "as medidas de reorganização preparam a empresa para um ambiente de maior competitividade no setor financeiro". Em janeiro, a instituição havia anunciado os planos de encerrar as atividades de 112 agências no primeiro semestre e o corte de 5 mil colaboradores por meio de programas de demissão voluntária.

PUB

"Os sindicatos foram prontamente informados sobre as mudanças e o Banco do Brasil apresentou às entidades sindicais todas as razões e as medidas adotadas relativas à reorganização institucional", diz nota da instituição. O banco afirmou que 88 das mais de 5 mil agências não funcionaram hoje.

Leia Também: Entenda o projeto que abre caminho para pessoas físicas terem conta em dólar no país

De acordo com o sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a greve foi acordada em assembleia virtual e contou com a adesão de 87% dos trabalhadores. João Fukunaga, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CNBB), afirmou mais cedo que a paralisação de hoje é apenas mais uma no calendário de greve dos funcionários. Segundo ele, houve a promulgação de um "Estado de greve", o que dá aval para novas paralisações sem a necessidade de convocação de assembleias.

Mais cedo, o Banco do Brasil ressaltou que seu plano de reestruturação se dá pelo crescente uso dos canais digitais, em detrimento do atendimento presencial. "Desde 2016, o BB observa significativa redução nas transações em guichês de caixa (-42%), enquanto o uso do mobile praticamente dobrou no mesmo período e já responde por 86% das transações, junto com o internet banking", afirmou a instituição.

Quando anunciadas, as medidas de reestruturação da estatal irritaram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que viu a possibilidade de seu desgaste político e cogitou a demissão do atual presidente do banco, André Brandão - que continua no cargo.

Leia Também: Entenda o projeto que dá autonomia ao BC e cria 'regra' de pleno emprego

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 23 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

mundo EUA Há 20 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 21 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 23 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

mundo México Há 23 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

fama Acidente Há 20 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Monique Evans Há 23 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 21 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

esporte WALEWSKA-VÔLEI Há 20 Horas

Pais de Walewska prestam queixa-crime contra viúvo da jogadora por extorsão e intimidação

justica Feminicídio Há 23 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano