Pensando no futuro, Palmeiras joga no Mundial para elevar moral na Copa do Brasil

A queda na semifinal diante do Tigres fez o Palmeiras amargar a primeira eliminação nesta temporada e a ter pouco tempo para lamentar

© Getty Images

Esporte Futebol 11/02/21 POR Estadao Conteudo

O Palmeiras encerra nesta quinta-feira, ao meio-dia (horário de Brasília), a participação no Mundial de Clubes com o objetivo de voltar ao Brasil com o moral elevado para a final da Copa do Brasil diante do Grêmio - o primeiro jogo está marcado para o fim do mês. Antes de encarar as mais de 12 horas de viagem, o time decide no Catar o terceiro lugar do torneio contra o Al Ahly, do Egito, disposto a esquecer a derrota de domingo.

PUB

A queda na semifinal diante do Tigres fez o Palmeiras amargar a primeira eliminação nesta temporada e a ter pouco tempo para lamentar. A equipe procurou superar logo a derrota, pois sabe que ainda neste mês terá mais seis jogos pela frente no Brasil, incluindo um já no próximo domingo contra o Fortaleza, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro.

"Não era o que queríamos (disputar o terceiro lugar), mas é onde estamos. Vamos entrar em campo para fazer o melhor e vencer. As coisas não saíram bem, mas jogamos para vencer todos os jogos. Vamos em busca da vitória para voltar ao Brasil e seguir na temporada", disse o goleiro Weverton.

Um dos líderes do elenco, o jogador ressaltou que o Palmeiras não pode se abater pela frustração de estar fora da decisão e precisa se lembrar que está no Mundial porque conseguiu o direito ao conquistar a Libertadores. "Chegamos porque fomos campeões, fizemos uma grande temporada, isso nos trouxe até aqui. Isso nos dá muito orgulho do que temos feito", comentou.

O técnico Abel Ferreira indicou o plano de fazer algumas mudanças no time titular, mas não revelou quais. As alterações devem ser feitas para evitar o desgaste.

Tanto nas entrevistas como nas conversas com os jogadores, o português quer passar o recado de que a derrota para o Tigres não pode tirar a confiança do time. Por isso, encerrar a campanha em alta será útil para a retomada dos trabalhos no Brasil. "A mim, sempre ensinaram que é melhor ficar à frente do que atrás. Vamos lutar pelo terceiro lugar. Não era o que queríamos, mas é pelo que lutamos", afirmou.

O terceiro lugar no Mundial ainda vale para o clube a premiação de R$ 13,5 milhões, paga pela Fifa. Se perder para o time egípcio, o Palmeiras retorna para São Paulo com R$ 10,8 milhões pelo quarto lugar.

Ganhar o jogo significa também honrar a tradição sul-americana de pelo menos terminar o Mundial de Clubes com o terceiro lugar. Todos os campeões da Libertadores derrotados na semifinal conseguiram pelo menos voltar para a casa com uma vitória na partida de despedida.

BAIXAS - A equipe egípcia terá desfalques para o jogo por causa de um incidente inusitado. Os atacantes Mahmoud Kahraba e Hussein El-Shahat foram punidos pela Fifa por violarem o protocolo contra novo coronavírus. Após a derrota na semifinal para o Bayern de Munique, os dois foram à arquibancada cumprimentar o ídolo do clube, o ex-meia Mohamed Aboutrika, que estava na torcida.

A aproximação com pessoas de fora da bolha dos clubes desrespeitou as recomendações de segurança e os dois acabaram excluídos da delegação. Os dois foram titulares na semifinal. El-Shahat, inclusive, marcou o gol do time na estreia no Mundial, contra o Al-Duhail, do Catar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula