Com vacinas, União Europeia prevê voltar mais cedo a nível econômico pré-pandemia

A previsão de crescimento em 2022 foi elevada de 3,0% para 3,9%

© Getty Images

Mundo Pandemia 11/02/21 POR Folhapress

BRUXELAS, BÉLGICA (FOLHAPRESS) - O início da vacinação na União Europeia é "uma luz no fim do túnel após um inverno desafiador", afirmou hoje o comissário responsável por economia no bloco, Paolo Gentiloni, ao apresentar as previsões trimestrais de inverno, para este ano e o próximo. Traduzindo em números, "inverno desafiador" quer dizer que a Comissão Europeia (Poder Executivo da UE) reduziu sua expectativa de crescimento do PIB no curto prazo, enquanto "luz no fim do túnel" significa previsões melhores para o longo prazo.

PUB

Por causa de novas medidas de restrição para conter a transmissão do coronavírus, o primeiro trimestre deste ano deve ser ainda de contração da economia, como foi o quarto trimestre de 2020, levando a comissão a rebaixar de 4,1% (na previsão de outono) para 3,7% a expectativa de crescimento do PIB da UE em 2021. Uma retomada mais vigorosa começaria no terceiro trimestre, liderada pelo consumo privado, com apoio adicional do comércio global.

Já a previsão de crescimento em 2022 foi elevada de 3,0% para 3,9%. Se os números se confirmarem, o PIB europeu voltará aos níveis pré-pandemia ao final do próximo ano, antes do previsto anteriormente. Nos cálculos feitos há três meses, a atividade não se recuperaria antes de 2023.

As expectativas variam bastante de acordo com o país, com maior contração para aqueles cuja economia depende mais do turismo, como Itália, Espanha e Portugal. Após redução de 8,8% do PIB em 2020, a Itália deve crescer 3,4% em 2021 e 3,5% em 2022. Já a Alemanha, impulsionada por exportações industriais, terá queda de 5% em 2020, recuperada por altas de 3,2% em 2021 e 3,1% em 2022.

De acordo com o relatório, o país menos atingido pela crise em 2020 foi a Irlanda, com crescimento do PIB de 3% –todos os outros 26 países do bloco devem apresentar retração da economia, sendo que a menor delas é a da Lituânia, de 0,9%.

A Espanha foi o mais atingido, com queda de 11% em 2020, mas é também o que deve ter maior crescimento em 2021, de 5,6%, seguido de 5,3% em 2022 (também um dos mais altos, atrás dos 5,4% de Eslováquia e Malta). De acordo com a Comissão, políticas de apoio à reconstrução pós-pandemia devem ter impacto considerável nessa recuperação.

Para os 19 países que usam o euro, o crescimento esperado é de 3,8% tanto em 2021 quanto em 2022, após uma queda estimada de 6,3 % em 2020.

Como nas previsões anteriores, a Comissão ressaltou que a incerteza ainda é alta, dificultando os cálculos. Um exemplo é o dos 750 bilhões de euros (R$ 4,9 trilhões) do plano de recuperação pós-pandemia. Embora os primeiros pagamentos estejam projetados para o segundo semestre deste ano, nenhum dos cerca de 40 parlamentos nacionais e regionais autorizou até agora que os governos se endividar para financiar os recursos.

Também pesam contra as previsões os riscos de novas variantes mais resistentes às vacinas. "Existe também o risco de que a crise deixe feridas mais profundas do que o previsto no tecido econômico e social europeu, com falências em cadeia e perdas significativas de postos de trabalho", afirma a Comissão.

Do lado positivo, as surpresas podem ser uma abertura mais rápida com o avanço da vacinação e um rebote mais forte que o previsto, "impulsionado por uma explosão de otimismo pós-crise". Nesse cenário, não só a demanda reprimida seria reativada como projetos de investimento inovadores seriam facilitados pelo crescimento da poupança doméstica durante a pandemia, os juros mais baixos e as políticas públicas de apoio.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

mundo Antártida Há 22 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais Há 21 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 6 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 7 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech ESA Há 4 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

tech Ataque Há 3 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 16 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 6 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

tech Justiça Há 16 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'