Falta de doses atrasa vacinação no Brasil

Até o momento, quase 12 milhões de doses foram distribuídas para todos os estados do Brasil e mais de 4,5 milhões de pessoas já receberam a primeira dose.

© Lusa

Brasil Coronavírus 12/02/21 POR Notícias ao Minuto Brasil

A falta de doses disponíveis de vacinas contra a Covid-19 no Brasil fez diminuir o ritmo de vacinação no país, cuja campanha nacional começou em janeiro, admitiram hoje autoridades locais.

PUB

No Rio de Janeiro, a cidade que registra o maior número de vítimas mortais, com quase 20 mil óbitos, a Prefeitura alertou que só tinha doses suficientes para vacinar "até sábado".

"Esperamos a chegada de novas doses na próxima semana. Se não for o caso, a vacinação será interrompida", alertou o governo local em nota.

Em duas cidades da periferia do Rio de Janeiro, São Gonçalo e Niterói, a vacinação já teve ser suspensa por vários dias nesta semana por falta de vacinas.

O mesmo aconteceu em Salvador, capital da Bahia, que interrompeu a vacinação dos profissionais de saúde e atrasou o processo para as pessoas de 80 a 84 anos, que deve começar na próxima semana.

No estado de São Paulo as autoridades de saúde também tiveram de adiar o início da vacinação dessa faixa etária, para 01 de março.

"As datas foram definidas de acordo com a quantidade de vacinas disponíveis. E não é suficiente", disse Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde de São Paulo, nesta sexta-feira.

Até o momento, quase 12 milhões de doses - vacinas dos laboratórios chinês Sinovac e anglo-sueco AstraZeneca - foram distribuídas para todos os estados do Brasil e mais de 4,5 milhões de pessoas já receberam a primeira dose.

Mas, de acordo com o jornal O Globo, 70% dos medicamentos restantes estão reservados para garantir a segunda dose.

A distribuição das novas doses do CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, deve ser retomada no dia 23 de fevereiro, após a chegada nos últimos dias em São Paulo de consumíveis da China que permitem a produção de mais de 17 milhões de doses.

Mais de 2,7 milhões de doses do imunizante desenvolvido pela AstraZeneca também devem estar disponíveis em março.

Apesar dos atrasos, o ministro da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, garantiu na quinta-feira, durante uma audiência pública no Senado, que metade da população estará vacinada até o final do ano.

Muito criticado pela gestão da pandemia, o Governo espera distribuir mais de 210,4 milhões de doses da vacina criada pela AstraZeneca até o final do ano e 100 milhões de doses da vacina da Sinovac até o final de agosto.

O Brasil é um dos países mais atingidos no mundo ao contabilizar 236.201 vítimas mortais e mais de 9,7 milhões de casos confirmados de covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.368.493 mortos no mundo, resultantes de mais de 107,7 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 16 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula