Separatistas obtêm maioria na Catalunha e podem dificultar formação de governo

Uma das regiões mais ricas da Espanha, a Catalunha viveu uma das mais sérias crises políticas em 2017

© REUTERS / Enrique Calvo

Mundo Eleições 15/02/21 POR Folhapress

BRUXELAS, BÉLGICA (FOLHAPRESS) - Partidos pró-independência da Catalunha consolidaram sua maioria no parlamento regional na eleição deste domingo, chegando a cerca de 51% dos votos (com 99,5% dos votos apurados). Foi a primeira vez que siglas separatistas ultrapassaram os 50%.

PUB

Uma das regiões mais ricas da Espanha, a Catalunha viveu uma das mais sérias crises políticas em 2017, quando um plebiscito separatista obteve 90,09% dos votos favoráveis à separação do território, em um dia marcado pela violência policial.

A vitória do movimento pró-independência, no entanto, não foi reconhecida, o plebiscito foi declarado ilegal e, dois anos depois, líderes separatistas foram condenados por sedição pela Justiça espanhola. A região de 7,5 milhões de habitantes, cuja principal cidade é Barcelona, teve sua autonomia suspensa por quase sete meses pelo governo central de Madri.

Apesar do avanço dos separatistas na eleição deste domingo, o Partido Socialista Catalão (PSC) - contrário à independência- obteve o maior número de votos (23%), o que lhe rendeu 33 das 135 cadeiras, quase o dobro dos 17 anteriores. O candidato do partido à presidência catalã é Salvador Illa, ex-ministro da Saúde que deixou a linha de frente de combate à pandemia para concorrer às eleições.

O desempenho pode indicar maiores chances de um diálogo com o governo federal, mas as chances de Illa de formar um governo podem ser prejudicadas pelo controle do parlamento pelos separatistas. Durante a campanha, os partidos pró-independência excluíram a possibilidade de apoiar o PSC em uma nova administração.

A Esquerda Republicana Catalã (ERC) terminou o pleito como a principal força pró-independência, com 21% dos votos e 33 cadeiras, seguida pelo Juntos pela Catalunha (JxCat) - que deve obter 32 assentos. Com as 9 cadeiras da Candidatura da Unidade Popular (CUP), de esquerda, eles chegam a 54% dos deputados regionais. Na manhã desta segunda (15), líderes separatistas falaram em uma nova consulta popular sobre a independência catalã.

As eleições foram marcadas pela pandemia de Covid-19, que levou a uma forte abstenção. Votaram cerca de 53% dos eleitores registrados, contra um comparecimento de 79% na eleição de 2017. Analistas acreditam que a preocupação com o coronavírus pode ter favorecido os partidos separatistas, cuja mobilização era mais forte.

O partido de direita radical Vox terá pela primeira vez representantes do parlamento catalão, com 11 cadeiras, o quarto maior número de deputados.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 9 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 7 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Titanic Há 10 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 6 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Argentina Há 9 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Casais famosos Há 1 Hora

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

lifestyle Signos Há 6 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!