Zverev oscila, Djokovic vence de virada e vai à semifinal do Aberto da Austrália

O triunfo levou o número 1 do mundo às semifinais em Melbourne

© Getty Images

Esporte Djokovic 16/02/21 POR Estadao Conteudo

Sem demonstrar sinais de dores, Novak Djokovic fez sua melhor apresentação neste Aberto da Austrália, nesta terça-feira, e conquistou uma grande vitória, de virada, sobre o alemão Alexander Zverev, por 3 sets a 1, com parciais de 6/7 (6/8), 6/2, 6/4 e 7/6 (8/6). O triunfo levou o número 1 do mundo às semifinais em Melbourne.

PUB

O dono de oito títulos do Aberto da Austrália correu risco de ser eliminado ainda na terceira rodada, quando sofreu com dores abdominais diante do americano Taylor Fritz. Na sequência, chegou a cogitar o abandono do torneio. Mas recuperou-se rapidamente e venceu o canadense Milos Raonic, pelas oitavas de final.

Leia Também: Serena e Osaka vencem e se enfrentam em semifinal na Austrália

Nesta terça, o líder do ranking fez mais uma partida longa, de 3h30min de duração, e desta vez não reclamou de dores. Mas não deixou de sofrer em quadra, desta vez por conta das dificuldades impostas por Zverev. O alemão saiu na frente no jogo e depois abriu vantagem no segundo e terceiro sets, porém se conseguir sustentar a dianteira no placar.

A oscilação do número 7 do mundo foi uma das marcas do jogo, em que Djokovic também abusou da irregularidade. Zverev apresentou forte queda no segundo set e o sérvio, no terceiro, após desempenho fulminante na parcial anterior.

O favorito demorou para entrar no jogo. No set inicial, cometeu 21 erros não forçados. Ao reagir, na segunda parcial, mostrou precisão e golpes que ainda não havia apresentado na competição. Com duas quebras em sequência, chegou a abrir 4/0. Fechou o set e empatou o duelo cometendo apenas dois erros não forçados.

Zverev esboçou reação no início do terceiro set. Fez 4/1 no placar e irritou Djokovic, que destruiu uma raquete no chão. O alemão, porém, voltou a oscilar mentalmente. E permitiu a virada: 5/4, sofrendo a última quebra sem vencer um ponto sequer no game. O sérvio virou a partida em seguida.

O quarto set teve roteiro semelhante ao do terceiro. Zverev abriu 3/0, mas Djokovic empatou. Mais equilibrada, a parcial precisou ser decidida no tie-break. O alemão salvou um match point, mas não resistiu ao forte ritmo do sérvio, claramente superior em quadra nos games finais do confronto.

O próximo adversário de Djokovic será o russo Aslan Karatsev, grande surpresa da competição até agora. O 114º tenista do ranking voltou a fazer história ao superar o búlgaro Grigor Dimitrov, algoz do austríaco Dominic Thiem, por 3 a 1, com parciais de 2/6, 6/4, 6/1 e 6/2.

Karatsev fará seu nono jogo, na semifinal, porque iniciou sua campanha no Aberto da Austrália ainda no qualifying. Assim, ele se tornou o segundo jogador da história deste Grand Slam a sair do quali e chegar até a semifinal. Apenas o australiano Bob Giltinan havia alcançado este feito, em 1977.

O russo também entra para a história por ser o tenista de menor ranking a alcançar a penúltima rodada desde Patrick McEnroe, que curiosamente também figurava no 114º posto ao alcançar a semifinal da edição de 1991 do Aberto da Austrália.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 19 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula