Governo faz acordo, e farmacêuticas deverão recolher medicamentos sem uso em SP

Medicamentos vencidos e sem uso serão recolhidos e descartados

© Shutterstock

Brasil Saúde 17/02/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Farmácias, fabricantes, distribuidores e importadores de remédios no estado de São Paulo vão recolher e descartar medicamentos vencidos e sem uso, segundo acordo assinado junto ao Ministério Público de SP, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de SP e a Cetesb (Companhia Ambiental de SP) nesta terça-feira (16).

PUB

O termo de ajustamento de conduta deve ser publicado no Diário Oficial de quarta (17). O acordo com o Governo de SP foi assinado por associações que envolvem desde representantes da indústria farmacêutica até as empresas de distribuição e redes de farmácias.

O processo amplia a chamada logística reversa, em que, além de colocar no mercado, as empresas ficam responsáveis também por recolher o que sobra e descartar adequadamente.

"Em 2010, o Brasil era o 10º maior mercado mundial de medicamentos. Em 2021, está em 5º lugar. Houve um crescimento muito grande de mercado e precisamos pensar no descarte", diz Patrícia Iglecias, diretora-presidente da Cetesb.

"Quando a população descarta um medicamento sem uso ou vencido no vaso sanitário ou na pia, pode causar uma contaminação da água. São produtos químicos. Dependendo do remédio, pode envolver até hormônios. É um problema ambiental e de saúde", diz ela.

Pelo acordo, as farmácias deverão disponibilizar recipientes para que a população faça o descarte desses medicamentos e suas embalagens.

As empresas fabricantes e importadoras de remédios ficarão responsáveis pelo transporte dos medicamentos e embalagens até os locais de tratamento e descarte final desses produtos. Essa destinação final varia de acordo com o tipo de remédio, mas pode envolver até incineração, explica Iglecias.

Os custos envolvidos de transporte e descarte final serão divididos proporcionalmente entre as fabricantes e as importadoras, considerando a participação no mercado varejista. Elas também deverão criar um sistema informatizado para registrar e divulgar dados sobre quantidade de resíduos coletados –Iglecias afirma que não há dados sobre o volume que esse descarte representa hoje.

O acordo atinge todos os municípios com mais de 200 mil habitantes no estado de SP, o que inclui a capital e outras 40 cidades (são 645 municípios no estado). A previsão é que as empresas criem um ponto de coleta para cada 10 mil habitantes. Até o fim de setembro, todos os 2.852 pontos deverão estar implementados.

A medida representa um avanço em relação à política federal, de 2010 mas regulamentada por decreto apenas no ano passado (e que ainda não entrou em vigor), que estabelece esse sistema de coleta, transporte e destinação final apenas nas capitais e cidades com mais que 500 mil habitantes.

Por esse sistema federal, apenas nove cidades em SP seriam contempladas na cadeia da logística reversa, diz Iglecias. "Acho que esse é o grande avanço do acordo atual. Desde 2015, já atrelávamos a concessão das licenças para as indústrias à logística reversa. Agora consolidamos isso de vez", conclui,

O acordo vai vigorar até 31 de dezembro de 2022, e pode ser prorrogado. Segundo Iglecias, os pontos de coleta devem ser disponibilizados à população já a partir de março. Para incentivar o descarte correto, o acordo prevê a veiculação de campanhas publicitárias que orientem a população.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

mundo Antártida Há 22 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

tech ESA Há 4 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 6 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 7 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 3 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 16 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 6 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

tech Justiça Há 17 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'