Cuca valoriza mudanças após apagão em clássico e exalta sacrifício de Soteldo

"Nós tínhamos mais posse de bola, mas foi o Corinthians quem teve as melhores oportunidades", admitiu Cuca

© Getty Images

Esporte Duelo 18/02/21 POR Estadao Conteudo

O clássico entre Santos e Corinthians, nesta quarta-feira, teve dois momentos bem distintos: um antes e um depois do apagão. Até o blecaute, aos 12 minutos de jogo, o Corinthians dominava na Vila Belmiro. Na retomada da partida, Cuca promoveu ajustes e a situação se inverteu. Ao fim do jogo, o treinador valorizou estas mudanças e exaltou a participação de Soteldo, que jogou no sacrifício, lesionado.

PUB

"O Corinthians começou melhor que nós. Engraçado que nós tínhamos mais posse de bola, mas foi o Corinthians quem teve as melhores oportunidades", admitiu Cuca. "Aí deu o apagão e pudemos arrumar este desconforto que estávamos tendo no jogo. E passou a ser equilibrado até o fim do primeiro tempo. Sentíamos que precisava de uma armação de jogo maior, uma mudança de direção no meio-campo, algo diferente para sair da marcação forte."

Os ajustes continuaram no intervalo. Mesmo longe de estar 100%, Soteldo entrou em campo e mudou ainda mais a situação do jogo. "A entrada do Soteldo foi fundamental, descobrimos a velocidade na transição, uma hora pelo lado esquerdo, outra por dentro, trocando de posição com o Braga e a equipe se soltou. Criou chances, fez o gol, dominou o jogo. Acredito que tenha sido uma vitória justa."

Cuca confirmou a lesão do venezuelano. "A situação dele não é física, é clínica. Ele está com um problema no adutor. Pensamos muito sobre trazer ele para o jogo, deixamos no banco, na intenção de não precisar. Mas precisou e ele foi fundamental para a vitória. Quando esteve no campo, mudou a equipe do meio para a frente, fez a transição. E ajudou a gente a definir o jogo."

No lance do único gol da partida, o atacante finalizou da entrada da área e obrigou Cássio a espalmar. Marinho pegou o rebote e acionou Marcos Leonardo, que mandou para as redes. O autor do gol também ganhou elogios do treinador.

"Marcos Leonardo é um menino de 17 anos, não podemos esquecer isso. Está em formação óssea ainda, terminando de pegar uma composição corporal para depois aprender muita coisa que o futebol vai ensinar a ele. Ele está precoce, deveria estar no time sub-20, ganhando tempo. Mas já está com a gente. Ele tem cheiro de gol, gosta de estar perto do gol. E isso é muito importante para centroavante."

Sem esconder o clima de despedida, Cuca reuniu todos os jogadores e a comissão técnica numa grande roda no gramado ao fim do jogo. O treinador admitiu que já se prepara para deixar o clube, ao fim do Brasileirão - o Santos está perto de anunciar o nome do novo técnico para a temporada 2021, com início no fim do mês.

"Lembrei ali como eles estão sendo grandes, passando o momento que passamos, perder a Libertadores aos 53 minutos do segundo tempo, num jogo que nosso goleiro não fez uma defesa. Dali a três dias tivemos um jogo dificílimo contra o Grêmio, lá. Fizemos um jogo com alta intensidade, com muitos desfalques, fazendo força de grupo. Então dei os parabéns falando desta gana, desta vontade que eles têm. E mostrar que podem reverter uma situação dolorosa, como foi aquela da Libertadores", contou Cuca.

Ele admitiu que a derrota na final da Copa Libertadores, diante do Palmeiras, ainda está sendo digerida pelo grupo. "Ainda estamos com uma dor muito grande da perda da Libertadores, procurando aceitar o que aconteceu. E depois da perda da Libertadores é normal dar uma baqueada e esmorecer. Perdemos o Lucas Veríssimo, o Pituca, o Kaio Jorge, o Soteldo, o Laércio. E botamos a meninada, que empatou com o Grêmio, jogou bem contra o Atlético-GO, venceu o Coritiba e hoje venceu o clássico, que era uma decisão. É normal que estejam comemorando muito agora."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 20 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 19 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 23 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 18 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 19 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 22 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 19 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 21 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes