Kaspersky rebate acusação de tentativa de ataque cibernético à Pfizer

A Coreia do Sul acusou Pyongyang de tentativa de ataque cibernético à farmacêutica

© Dogukan Keskinkilic/Anadolu Agency via Getty Images

Tech Kasper 18/02/21 POR Notícias Ao Minuto

A Coreia do Sul acusou, no início da semana, a Coreia do Norte de uma tentativa de ataque cibernético à farmacêutica Pfizer para obter dados sobre a vacina. A denúncia foi feita pela deputada sul-coreana Ha Tae Keung, que explicou que Pyongyang tentou "obter tecnologia relacionada com o tratamento e vacina contra a Covid-19 utilizando ferramentas de guerra cibernética para piratear a Pfizer".

PUB

Num comunicado enviado às redações a empresa tecnológica russa Kaspersky, especializada na produção de softwares de segurança, reagiu à acusação referindo que "situações como esta representam o aumento do número de ciberataques a organizações de saúde, bem como as suas consequências na atual situação pandêmica".

"Tal como tínhamos relatado anteriormente, o grupo Lazarus já tinha atacado entidades relacionadas com a vacina para a Covid-19", referiu Seongsu Park, um analista sênior da Kaspersky, acrescentando que "desde a publicação da nossa investigação inicial, temos vindo a monitorar a sua atividade, visando os dados relativos à vacina".

E, refere o analista, "confirmámos que a empresa farmacêutica associada à nossa investigação anterior não é o único alvo do grupo. Há vários alvos adicionais de interesse". No entanto, a empresa recusa "compartilhar a lista de empresas", pois ainda se encontra "a investigar" a situação.

Estes avisos não são recentes. Autoridades internacionais e firmas de segurança já tinham alertado há vários meses sobre hackers norte-coreanos e russos visando organizações de pesquisa envolvidas no desenvolvimento da vacina Covid-19.

No caso da Kaspersky, o último alerta tinha sido feito em dezembro do ano passado. Nesse caso sobre o Lazarus Group, uma gang norte-coreana, que teria como alvo um ministério da saúde não identificado e um fabricante de medicamentos envolvido no desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus com o objetivo de roubar informações.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech ESA Há 5 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 7 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 7 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 4 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 7 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina