Vacina da Pfizer é eficaz após uma dose e pode ser mantida em geladeira, dizem estudos

Uma das principais barreiras para distribuir a vacina já pronta é a necessidade de conservá-la em ultracongeladores

© Getty Images

Mundo Covid-19 19/02/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Dois estudos divulgados nesta semana indicam que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Pfizer e pela empresa alemã de biotecnologia BioNTech, a BNT162b2, já tem eficácia após a aplicação da primeira dose e pode ser mantida em geladeiras (2 a 8 graus) por até cinco dias, ou ainda em congeladores (-25 a -15 graus) por duas semanas.

PUB

Uma das principais barreiras para distribuir a vacina já pronta é a necessidade de conservá-la em ultracongeladores em temperaturas muito baixas (-80 a -60 graus).

Em um comunicado publicado nesta sexta-feira (19), as desenvolvedoras do imunizante afirmam que estudos de estabilidade da substância mostraram que ela poderia ser mantida em temperaturas superiores antes de ser misturada a um diluente salino, que faz parte da composição final.

Segundo o comunicado, os dados do estudo foram submetidos à FDA (agência regulatória dos Estados Unidos) para atualizar a maneira como os frascos do imunizante são guardados, em complemento ao armazenamento em ultracongeladores, que ainda devem ser necessários. Nas temperaturas mais baixas, a vacina pode ser mantida por até seis meses.

Um outro estudo, publicado na quinta-feira (18) na revista científica The Lancet, uma das mais reconhecidas internacionalmente na área da medicina, estimou a eficácia da BNT162b2 para evitar casos da Covid-19 em cerca de 85% em 15 a 28 dias após a aplicação da primeira dose do imunizante.

A pesquisa, conduzida no Centro Médico Sheba, em Israel, contou com mais de 9.000 trabalhadores da saúde e comparou os dados dos vacinados com os não vacinados.

"Nossos dados mostram redução precoce substancial nas infecções pelo Sars-CoV-2 e da Covid-19 sintomática após a primeira dose da vacina. Essa redução precoce nas taxas de Covid-19 fornecem suporte para atrasar a aplicação da segunda dose em países que enfrentam escassez do imunizante, de forma a permitir uma cobertura maior da população com uma única dose. Acompanhamentos mais longos para entender a efetividade da dose única são necessários para embasar uma política de atraso na aplicação da segunda dose", escrevem os pesquisadores no artigo.

A vacina da Pfizer/BioNTech ainda não é usada no Brasil. No fim de janeiro, o Ministério da Saúde divulgou uma nota na qual afirmou ter recusado tentativas iniciais da Pfizer de avançar nas negociações sobre a oferta da vacina e disse que um acordo com a empresa "causaria frustração em todos os brasileiros". A empresa havia oferecido uma previsão de entrega de 2 milhões de doses no primeiro trimestre.

Até esta sexta (19), pelo menos cinco capitais haviam suspendido a vacinação por falta de imunizante. Outras cidades afirmam que os estoques devem acabar nos próximos dias. O Ministério da Saúde diz que as próximas distribuições devem ser feitas a partir do dia 23 de fevereiro, quando o Instituto Butantan deve iniciar uma entrega diária de 426 mil doses da Coronavac.

A BNT162b2 é usada em diversos lugares do mundo, como Estados Unidos, Israel, Reino Unido e em países da União Europeia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 11 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

economia Profissões Há 20 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 19 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama Nicole Kidman Há 19 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 17 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

mundo Utah Há 20 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

mundo Reino Unido Há 15 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 16 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Espanha Há 18 Horas

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe

mundo Aliia Nasyrova Há 20 Horas

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros