Políticos, familiares e apoiadores do governo furam fila de vacinação na Argentina

A Argentina contratou 5 milhões de doses da Sputnik V para serem entregues em fevereiro, mas a produção atrasou, e novas levas programadas para março e abril também devem sofrer o mesmo problema.

© Shutterstock

Mundo ARGENTINA-CORONAVÍRUS 23/02/21 POR Folhapress

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - A revelação que o Ministério da Saúde argentino mantinha uma espécie de centro de imunização VIP - no qual políticos, seus familiares e outras pessoas próximas ao poder conseguiam furar a fila para receber a a vacina contra a Covid-19 - causou uma nova crise no governo do presidente Alberto Fernández.

PUB

O escândalo, que ganhou o apelido de "Vacina Gate", já derrubou um ministro, ameaça outros nomes da cúpula do governo e causou uma indignação na sociedade argentina.

Isso porque a facilidade com que essas personalidade tiveram acesso às doses contrasta com o ritmo lento da campanha de vacinação para a população em geral.

Até esta segunda (22), 722.234 tinham recebido ao menos uma dose de imunização no país, segundo dados do site Our World in Data. Isso significa que a cada 100 argentinos, apenas 1,6 recebeu a vacina até o momento. Para comparação, no Brasil a proporção é de 3,3 para cada 100 habitantes.

A estimativa atual é que o Ministério da Saúde tenha reservado para seu próprio uso e para vacinar pessoas próximas - incluindo políticos e familiares- cerca de 3.000 doses.

Na segunda, após a divulgação do caso, o governo admitiu que permitiu que pessoas que não estavam nos grupos prioritários furassem a fila da vacinação, mas revelou apenas 70 nomes que teriam se beneficiado do esquema.

O caso já está na Justiça. Na manhã desta terça-feira (23), o hospital Posadas (um dos principais do país) e a sede do Ministério da Saúde foram alvos de uma operação de busca e apreensão. Além disso, o ex-titular da pasta, Ginés González García - que renunciou por causa do escândalo - está sendo processado.

Quem revelou a história foi o jornalista Horacio Verbitsky, 79, um apoiador de longa data do peronismo (principal movimento político argentino, do qual faz parte Fernández) e que já foi assessor da ex-presidente e atual vice Cristina Kirchner.

Na semana passada, Verbitsky reconheceu publicamente que furou a fila para receber a vacina. Ele fez o anúncio porque o jornal Clarín, o principal do país, iria publicar no domingo (21) uma reportagem revelando o caso.

Em sua declaração, o jornalista, incriminou abertamente García, que já vinha desgastado dentro do governo. Verbitsky disse que tinha decidido se vacinar, e então telefonou "para o velho amigo Ginés". O então ministro pediu que ele fosse até a sede do próprio Ministério da Saúde para receber a dose.

Além furar a fila, o veterano jornalista também não precisou fazer um cadastro para conseguir um horário para receber sua dose. Os argentinos têm reclamado muito desse processo e relatam que tanto a inscrição pela internet quanto pelo telefone apresentam problemas e demoram horas para serem concluídas.

Logo depois da primeira divulgação, mais casos começaram a ser revelados. Além do centro de vacinação no ministério, havia equipes dedicadas a distribuir vacinas em casa para os pacientes VIP.

Quando o caso veio à tona, apenas um pouco mais de um terço do 1,8 milhão de doses da vacina Sputink V que a Argentina recebeu da Rússia já tinha sido utilizado.

Naquele momento, a imunização estava restrita apenas para os profissionais de saúde na maior parte do país. A exceção era a Província de Buenos Aires (que não inclui a capital), onde pessoas com mais de 70 anos já tinham começado a receber a dose. Na cidade de Buenos Aires, a vacinação de idosos com mais de 80 começou apenas nesta segunda.

A Argentina contratou 5 milhões de doses da Sputnik V para serem entregues em fevereiro, mas a produção atrasou, e novas levas programadas para março e abril também devem sofrer o mesmo problema. Nesta semana deve ter início ainda a vacinação com a Oxford/AstraZeneca, a partir de um convênio com o México.

A demora para dar celeridade à vacinação já vinha irritando os argentinos e a revelação de vários personagens ligados ao poder vacinados com antecedência só aumentou a revolta.

Entre os 70 beneficiados divulgados pelo governo estão o ex-presidente Eduardo Duhalde, 79, sua mulher, sua filha e seu secretário particular; o principal sindicalista do país, Hugo Moyano, 77, sua mulher e seu filho mais novo; o líder da Câmara, o deputado peronista Sergio Massa, 48, e toda sua família; o procurador do Tesouro e ex-assessor de Cristina, Carlos Zannini, 66; o ministro da Economia, Martín Guzmán, 38; o assessor de imprensa de Fernández, Juan Pablo Biondi, 48; o chefe de gabinete do presidente, Santiago Cafiero, 41; e o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, 64.

Tanto Fernández quanto Cristina também já receberam a imunização, mas o caso deles é diferente. Ambos foram vacinados publicamente, em uma tentativa de aumentar o apoio da população à campanha.

Assim que o caso foi revelado, o presidente pediu a renúncia de Ginés González García e o substituiu pela então número dois da pasta, Carla Vizzoti.

Assim que assumiu, a nova ministra disse que as vacinações ilegais eram apenas "casos pontuais" e que, por ordem do presidente, iria aumentar a fiscalização sobre o calendário de vacinação. Ela se comprometeu, ainda, a divulgar o nome dos beneficiados caso o episódio se repetisse.

Do outro lado, a oposição aproveitou o episódio para criticar o governo. Por meio de suas redes sociais, o ex-presidente Mauricio Macri, 62, disse que condenava a existência do centro de vacinação VIP e que só irá se vacinar quando chegasse a sua vez. "Não passarei na frente de nenhum argentino que seja idoso ou da população de risco."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 10 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 11 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia