Moderna anuncia que vacina contra variante do coronavírus está pronta para testes

A companhia disse que enviou as novas vacinas para o Instituto Nacional de Saúde para conduzir o primeiro estudo em humanos, que pode começar em semanas.

© Shutterstock

Brasil Moderna Covid-19 24/02/21 POR Estadao Conteudo

A Moderna afirmou nesta quarta-feira, 24, que concluiu o lote inicial de doses de uma nova vacina contra a covid-19 projetada para melhor proteger contra a nova variante sul-africana do coronavírus, que mostrou alguma resistência ao imunizante original da empresa. A companhia disse que enviou as novas vacinas para o Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês) para conduzir o primeiro estudo em humanos, que pode começar em semanas.

PUB

A nova vacina foi projetada para corresponder melhor à variante do vírus que foi identificada pela primeira vez na África do Sul, mas que desde então se espalhou para outros lugares. A Moderna pode ser a primeira fabricante a concluir o trabalho de laboratório de projetar uma vacina visando as variantes, que começaram a se espalhar rapidamente no ano passado.

Outras empresas, incluindo Pfizer e Johnson & Johnson, afirmaram que estão aprimorando seus imunizantes ou trabalhando em reforços que combinem melhor com as variantes. Vacinas mais antigas não parecem funcionar tão bem contra a cepa identificada na África do Sul, e novas variantes também podem surgir.

Pessoas que receberam anteriormente duas doses da vacina original da Moderna receberão a nova injeção, e os pesquisadores rastrearão a segurança do imunizante e sua capacidade de induzir uma resposta imunológica à nova variante. Se os resultados dos testes forem positivos, a Moderna buscará a autorização regulatória dos EUA para a nova vacina, o que pode acontecer no terceiro trimestre, afirmou o CEO Stephane Bancel em uma entrevista. "A Moderna continuará perseguindo essas variantes até que a pandemia esteja totalmente sob controle", disse Bancel.

Após o anúncio, as ações da Moderna subiam nos mercados futuros de Nova York, e, às 19h44 (horário de Brasília) tinham alta de 5,32%.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 17 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 15 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 19 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 17 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 17 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

fama Bastidores da TV Há 9 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

mundo Londres Há 17 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 18 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 18 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens