COI anuncia Brisbane, na Austrália, como favorita a ser sede da Olimpíada de 2032

Na noite de quarta-feira, a entidade anunciou que a cidade de Brisbane, na Austrália, deu um grande passo para ser eleita como sede da Olimpíada de 2032

© Shutterstock

Esporte Brisbane 25/02/21 POR Estadao Conteudo

O mundo vive a expectativa pela realização ou não dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados em um ano por causa da pandemia do novo coronavírus, mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) já pensa mais para frente. Na noite de quarta-feira, a entidade anunciou que a cidade de Brisbane, na Austrália, deu um grande passo para ser eleita como sede da Olimpíada de 2032.

PUB

De acordo com o COI, Brisbane foi escolhida como parceira preferencial para iniciar conversas para a organização do megaevento esportivo. O alemão Thomas Bach, presidente da entidade, disse que o comitê aprovou uma recomendação da comissão encarregada das futuras sedes olímpicas.

"Esta comissão recomendou ao Comitê Executivo do COI que iniciasse um diálogo direcionado com Brisbane para 2032. O Comitê Executivo aprovou por unanimidade essa recomendação", disse Bach em uma entrevista coletiva virtual.

Várias cidades e países expressaram publicamente interesse nos Jogos Olímpicos de 2032, incluindo Brisbane. Foram os casos de Indonésia, Budapeste (Hungria), China, Doha (Catar) e Vale do Ruhr (Alemanha).

A cidade australiana ganhou pontos por sua alta porcentagem de instalações esportivas, um bom projeto, experiência na organização de grandes eventos e seu clima favorável, entre outros aspectos. O país na Oceania sediou os Jogos Olímpicos pela última vez em Sydney, em 2000.

Em 2019, o novo processo de escolha de cidades organizadoras foi aprovado por unanimidade, com o estabelecimento de duas comissões de Jogos futuros, uma para o evento de verão e outra para o de inverno, que são responsáveis por gerir o interesse e o desenvolvimento de projetos de cidades ou regiões em receber a prova.

A norueguesa Kristin Kloster Aasen, que lidera a comissão de verão, explicou que a candidatura de Brisbane reúne boas condições no que toca ao potencial de desenvolvimento para a região em que se insere, entre outros elogios, como das condições climatéricas favoráveis, mas que continuará o "diálogo continuado" com as outras cidades com que estão em contato.

Ainda não está claro quando a votação de escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2032 ocorrerá. A regra anterior, que a exigia com sete anos de antecedência, também foi descartada. Paris, na França, sediará o evento esportivo de 2024 e Los Angeles, nos Estados Unidos, o de 2028.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 13 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 10 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 10 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 5 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 8 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada