Covas antecipa vacinação de idosos com 80 anos ou mais para sábado, 27

O anúncio ocorreu em uma coletiva de imprensa de novas medidas contra o avanço da pandemia da covid-19

© Shutterstock

Brasil São Paulo 25/02/21 POR Estadao Conteudo

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou nesta quinta-feira, 25, a antecipação da vacinação de idosos com 80 anos ou mais a partir deste sábado, 27, nos cinco postos de drive-thru da cidade e nas 82 AMAs. Nas 468 UBSs, a ampliação segue marcada para a segunda-feira, 1º, quando também será ampliada para profissionais de saúde que têm 55 anos ou mais (hoje é destinada a quem tem 60 anos ou mais), independentemente de estarem na linha de frente, e para profissionais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social que lidam com idosos e pessoas em situação de rua.

PUB

O anúncio ocorreu em uma coletiva de imprensa de novas medidas contra o avanço da pandemia da covid-19. A capital paulista e o Estado enfrentam um aumento no número de internações em UTI relacionadas à doença. No último balanço divulgado pela gestão municipal, a cidade tinha 624.076 casos confirmados de novo coronavírus e outros 786.735 suspeitos. O total de óbitos confirmados é de 18.433, dos quais 103 novos foram confirmados no último boletim.

Entre os hospitais municipais e contratados pela Prefeitura, a ocupação é de 70% na UTI, com 679 internados em leitos de terapia intensiva. Segundo o Governo do Estado, a ocupação média das UTIs (entre redes pública e privada) é de 70% na Grande São Paulo.

Na quarta-feira, 24, a Câmara de São Paulo aprovou uma emenda que permite que a Prefeitura compre vacinas da covid-19, independentemente do plano federal. De autoria do vereador Antonio Donato (PT), a medida determina que "havendo oferta insuficiente ou a destempo de vacinas contra a covid-19 pela União, fica o Poder Executivo Municipal autorizado a adquirir tais imunizantes, desde que aprovados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa)". E ainda permite que, "no caso de a Anvisa descumprir o prazo legal de aprovação, o Poder Executivo Municipal poderá adquirir imunizantes já aprovados por agências reguladoras internacionais".

Pelo terceiro dia seguido, o Estado de São Paulo bateu o recorde de internações por covid-19 em UTI desde o início da pandemia, chegando a 6.657 pacientes com suspeita ou confirmação da doença em terapia intensiva nesta quarta-feira. O aumento é visto também na média diária de novas hospitalizações, cuja parcial desta semana é de 1.678, o que representa um aumento de 15,1% em cerca de 10 dias.

Também na quarta, a alta de internações em UTI motivou o governo João Doria (PSDB) a anunciar uma medida de "restrição de circulação" a partir da sexta-feira, 26, para autuar aglomerações em todos os municípios do Estado. A determinação é válida até 14 de março, mas pode ser estendida, conforme foi destacado em coletiva de imprensa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula