Com Covid-19, ocupação de leitos de hospitais privados de SP ultrapassa 90%

Nesta quinta, no Einstein, a taxa de ocupação de leitos não somente para Covid-19 chegou a 99%, de acordo com dados passados pela assessoria de imprensa

© Getty Images- Imagem ilustrativa

Brasil CORONAVÍRUS-SP 26/02/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O estado de São Paulo alcançou nesta quinta-feira (25) 2.014.529 casos confirmados de Covid-19 e 58.873 mortes desde o início da pandemia, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde.

PUB

A doença também vem inchando as taxas de ocupação dos leitos de UTI da rede privada. A reportagem solicitou dados de internações aos hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês, HCor, Oswaldo Cruz, A BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo e à operadora de Saúde Hapvida, com ampla rede no interior paulista.

Nesta quinta, no Einstein, a taxa de ocupação de leitos não somente para Covid-19 chegou a 99%, de acordo com dados passados pela assessoria de imprensa.

Entre os dias 17 e 25 de fevereiro de 2021, período pós Carnaval, o Einstein manteve internados por Covid-19 mais de 120 pacientes. Até esta quinta-feira, 65 permaneciam na UTI. No mesmo período de janeiro, houve mais de 140 pessoas em leitos de enfermaria e na terapia intensiva os números superaram 70.

Leia Também: 'Brasil vai mergulhar no caos em duas semanas por causa da Covid-19', diz governador da Bahia

Por meio de nota, o presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, Sidney Klajner, disse que há preocupação em relação às próximas semanas em função das aglomerações ocorridas no Carnaval, ainda que o ponto facultativo tenha sido suspenso..

O hospital salientou, contudo, que "possui um sistema de gerenciamento de leitos que permite o atendimento de todos os pacientes".

Para o superintendente corporativo do HCor, o CEO Fernando Torelly, há aumento de casos em relação ao início de 2021."O Hcor chegou a ter, em média, 74 pacientes com Covid-19 internados em junho de 2020. Em outubro chegou a 23, e pensamos que iria terminar. No início de 2021, em janeiro, voltamos a 74 e caiu. Só que agora, na segunda quinzena de fevereiro de 2021, estamos observando nova alta", explica Torelly.

Leia Também: Explosão de internações e fila de vaga por UTI viram rotina pelo país no auge da pandemia

Na observação de Torelly, há vários motivos para o aumento dos casos de internação, além do Carnaval: as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a doença acham que estão protegidas, o que não é verdade; o relaxamento da sociedade e a falta de preocupação com a pandemia.

"Hoje de manhã, o hospital acordou com 85% de ocupação na nossa unidade Covid e agora [final da tarde] alcançou 90%", afirma. Com a pandemia, a instituição foi dividida em duas alas: Síndrome Gripal e Mais Seguro, que atende casos não covid. Os fluxos de atendimento são diferentes.

"A população precisa se cuidar muito para que não aconteça em São Paulo o que vem ocorrendo em outros estados brasileiros, onde os casos começaram a aumentar em maior velocidade", alerta Torelly.

Atualmente, o HCor possui 60 leitos dedicados a doentes com Covid-19; na ala Mais Seguro há 208.

A unidade paulista do Sírio Libanês tem neste momento 167 pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo coronavírus. Destes, 50 estão na UTI. No total, 525 leitos estavam ocupados até a tarde desta quinta-feira (todas as doenças), com taxa de 96%.

Em nota, a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo afirmou que registrou, nesta quinta-feira, 93 pacientes de Covid-19 internados. Desses, 46 estão em UTI. No total, o hospital disponibiliza 97 leitos para infectados pelo coronavírus, sendo 47 de UTI. A taxa de ocupação dos leitos destinados à doença está em 97,87% na UTI e 94% na enfermaria.

"A instituição mantém estreita vigilância sobre a evolução epidemiológica dessa doença, acompanhando diariamente os indicadores de ocupação e promovendo os ajustes necessários na quantidade de leitos destinados para os casos de Covid-19", diz o texto.

O Sistema Hapvida, operadora de saúde com rede hospitalar no interior paulista e em outras regiões do país, disse que acompanha diariamente os indicadores de procura das emergências por síndrome gripal e internações pelo mesmo motivo.

A entidade afirma que consegue prever a demanda de leitos e já conta com planos de expansão em ondas, conforme a necessidade. A gestão dos leitos permite a transferência de equipamentos e de profissionais para outras unidades da rede, de acordo com o aumento na demanda por serviços médico-hospitalares.

A taxa atual de ocupação de leitos da rede própria do Sistema Hapvida no interior de São Paulo é variável. Araraquara se mantém acima de 83%; Ribeirão Preto registra 72,8%; Bauru, 73,4%; Araraquara, 83,2%; Franca, 70,7%; Lins, 70,2%; Sertãozinho, 73,6%; São José, 72,82%; e Limeira, 73,4%.

Na rede pública de São Paulo, as taxas de ocupação de leitos são de 70% na Grande São Paulo e 69,7% no estado. O número de pacientes internados é de 14.809, sendo 8.042 em enfermaria e 6.767 em unidades de terapia intensiva.

Os hospitais que não divulgaram as taxas de ocupação específicas de leitos Covid-19 explicaram que a rotatividade nos leitos é alta e que conseguem fazer a gestão rapidamente.

O Hospital Oswaldo Cruz não respondeu os questionamentos da reportagem.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 6 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

economia Profissões Há 15 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 14 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama Nicole Kidman Há 15 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

mundo Utah Há 15 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 13 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

justica Violência Há 16 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

mundo Reino Unido Há 10 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 12 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Aliia Nasyrova Há 15 Horas

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros