Pressionado, governo do DF recua e flexibiliza restrições mesmo com avanço de Covid

O decreto entra em vigor à 0h deste domingo (28) e tem validade até o dia 15 de março. O decreto anterior, divulgado desta sexta-feira (27), estabelecia regras menos flexíveis e não tinha prazo de validade

© Reprodução

Brasil QUARENTENA-DF 27/02/21 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicou neste sábado novo decreto ampliando as atividades econômicas que poderão funcionar no período que vigorarem as medidas de restrição devido ao agravamento da pandemia da Covid-19.

PUB

O decreto entra em vigor à 0h deste domingo (28) e tem validade até o dia 15 de março. O decreto anterior, divulgado desta sexta-feira (27), estabelecia regras menos flexíveis e não tinha prazo de validade.

Em entrevista neste sábado, as restrições devem seguir até o índice de ocupação das UTIs baixar dos atuais 95% para 85%. "A expectativa é que isso aconteça até sexta-feira (5)", afirmou Ibaneis.

Pressionado por diversos setores econômicos, Ibaneis Rocha recuou e ampliou o leque de atividades autorizadas a abrirem as portas, incluindo todo o segmento da construção civil, cartórios, hotéis, papelarias, bancas de jornal e até mesmo escritórios de profissionais autônomos, como os de advocacia e contabilidade.governador informou que a quantidade de ônibus e trens do Metrô não será reduzida.

Ibaneis decidiu baixar o decreto após a ocupação dos leitos de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) alcançar 98% no DF.

Em um primeiro momento, no início da tarde desta sexta, o governador havia produzido um decreto com a previsão apenas de restrição noturna e partir da segunda-feira (1). Foi criticado nas redes sociais por parte da população e por adversários políticos.

Mais tarde, em novo decreto, ele decidiu antecipar as medidas e ampliar as restrições. Não proibiu, por exemplo, o funcionamento de "cultos, missas e rituais de qualquer credo ou religião", atividades que seguem liberadas na medida anunciada neste sábado.

Nas redes sociais, Ibaneis afirmou que "muitos" o perguntam porque missas e cultos são permitidos. Ele disse que no DF foi aprovada lei, questionado no Tribunal de Justiça, que define igrejas e templos como serviços essenciais. "Sou obrigado a cumprir", disse.

De acordo com o governador, tratativas estão sendo feitas com o Ministério da Saúde para que haja uma ampliação na oferta de UTIs no DF.

Afirmou que até a sexta-feira (5) o GDF terá condições de ofertar mais 100 unidades, o que, segundo ele, baixará o índice de ocupação para 85%.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 5 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Bastidores da TV Há 2 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama MADONNA-CANTORA Há 20 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

mundo EUA Há 4 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 2 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

mundo Oklahoma Há 19 Horas

Criança salva pais durante tornado nos EUA: "Por favor, não morram"

fama GRACYANNE-BARBOSA Há 23 Horas

Gracyanne rebate crítica após término com Belo

lifestyle Bolor Há 22 Horas

Casa com bolor ou mofo? Saiba o que pode acontecer ao seu corpo

brasil CHUVA-RS Há 20 Horas

Sobe para 13 número de mortos nos temporais do Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 5 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate