Estadão discute no Clubhouse reabertura das escolas no Brasil e no Mundo

Não é raro encontrar divergências entre especialistas e gestores sobre a possibilidade de uma retornada segura

© Shutterstock

Brasil VOLTA ÀS AULAS 28/02/21 POR Estadao Conteudo

A volta às aulas presenciais tornou-se um dos principais pontos de discussão da pandemia no Brasil e no mundo. Não é raro encontrar divergências entre especialistas e gestores sobre a possibilidade de uma retornada segura.

PUB

Há meses, educadores e pediatras enumeram as perdas: prejuízos à aprendizagem, à convivência social e até o risco de danos graves à saúde mental e à nutrição dos alunos. Mas incertezas quanto ao enfrentamento da pandemia, à dificuldade de crianças cumprirem regras sanitárias e o número de infectados no País fazem ainda alguns pais e professores se sentirem inseguros para voltarem às escolas.

O Brasil teve 267 dias de escolas fechadas até o fim de janeiro. Quase o triplo de dias de países considerados exemplos de educação no mundo, como Alemanha, Reino Unido, França e Cingapura. Por lá, as escolas só fecharam nesta segunda onda quando foi determinado lockdown completo. Em muitos lugares, como a França, mesmo em lockdown, as escolas continuam abertas.

Por aqui, a maioria dos Estados ainda não reabriu suas redes e a preocupação com a situação atual da pandemia de coronavírus no País está fazendo com que governadores e prefeitos adiem a volta.

Esse é o debate que o Estadão irá promover nesta segunda-feira, 1º de março, às 09h no Clubhouse, rede social inteiramente de áudios. O Estadão pode ser encontrado sob o usuário @estadaobr na rede social com o tema "Abertura das escolas em tempo de pandemia"

A sala será moderada pela repórter especial e colunista de educação do Estadão Renata Cafardo. Como participantes, a sala irá contar com Carolina Campos, fundadora da consultoria Vozes da Educação, que publicou recentemente um estudo sobre como foi a abertura das escolas em 21 países.

Além de Carolina, outras presenças confirmadas são de Lana Romani, fundadora do movimento Escolas Abertas, que já tem 150 mil pais de escolas privadas e públicas, e Ilana Katz, psicanalista especializada em crianças e doutora em educação pela USP com pós-doutorado em psicologia clínica no IP/USP.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico