Spotify retira músicas de bandas de K-pop de seu catálogo e revolta fãs

A razão da repercussão foi ter excluído todas as cançoes de K-pop do distribuidor Kakao M – uma das maiores empresas distribuidoras de música da Coreia do Sul – de seu catálogo musical

© Shutterstock

Tech SPOTIFY-NEGÓCIOS 01/03/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Spotify figura neste domingo (28) como o assunto mais comentado do Twitter no mundo. A razão da repercussão foi ter excluído todas as cançoes de K-pop do distribuidor Kakao M – uma das maiores empresas distribuidoras de música da Coreia do Sul – de seu catálogo musical, o que deixou os milhões de fãs do gênero musical indignados.

PUB

Grupos como BTS não estão sendo afetados. A mudança estaria prejudicando artistas que não têm distribuição própria no Ocidente, como a cantora IU e os grupos Mamamoo e Oneus, que tiveram todos os trabalhos retirados da plataforma. Já grupos como Monsta X e Seventeen, que passaram a ter distribuição apenas nos últimos anos foram parcialmente lesados com a medida.

Revoltados com a decisão, fãs das bandas em todo mundo estão realizando protestos contra Kakao M, que também é proprietária da plataforma de streaming de música Melon, e Spotify. De acordo com informações do portal Kpop Chart, a exclusão do Spotify deveu-se a uma disputa entre as duas empresas.

Desde que o Spotify lançou sua plataforma na Coreia do Sul, Kakao M retirou a licença de suas músicas existentes no Spotify Coreia, para que ficassem disponíveis apenas na plataforma de streaming Melon.

Em resposta, o Spotify finalmente removeu todas as canções de Kakao M em sua plataforma. Para que fãs ao redor do mundo agora não possam ouvir músicas K-Pop que estão sob o distribuidor Kakao M na plataforma Spotify. Tablo, que é membro do grupo musical Epik High comentou o desentendimento entre as empresas em sua conta no Twitter. "Aparentemente, há um desacordo entre nossos distribuidores Kakao M e Spotify, o que fez nosso novo álbum, 'Epik High Is Here', não estar disponível globalmente, o que é contra a nossa vontade.

Independentemente de quem é o culpado, por que é sempre o artista e seus fãs que sofrem quando os negócios colocam a ganância sobre a arte?", escreveu o artista na manhã deste domingo.

Procurado, o Spotify não se manifestou até a publicação deste conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 20 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 19 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 18 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo Titanic Há 23 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 20 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 22 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 20 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 22 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes