Medo e repressão. O terror dos gulags

As prisões e campos de trabalho da Sibéria

O terror dos "gulags"

O GULAG era a agência governamental responsável pela vasta rede soviética de prisões e campos de trabalho que surgiu logo após os bolcheviques tomarem o poder na Rússia em 1917. Atingindo o seu pico durante o governo de Estaline dos anos 1930 ao início dos anos 1950, o gulag tornou-se sinônimo de miséria, assassinato e terror à medida que a Sibéria ganhava a sua notória conotação de punição. O sistema Gulag foi abolido em 1957, mas a própria palavra ainda evoca o medo e a repressão que varreu a União Soviética durante a primeira metade do século XX.

Clique na seguinte galeria para ver como era ser um prisioneiro num gulag.

©

Getty Images 

Gulag

Gulag é o acrônimo usado a partir de 1930 para Glavnoye Upravleniye LAGerey, ou Administração Principal dos Campos. Esta era a agência governamental encarregada da rede soviética de campos de trabalhos forçados, criada por ordem de Vladimir Lenine.

©

Getty Images 

Vladimir Lenine (1870–1924)

Lenine (na foto), juntamente com Trotsky (1879–1940), discutiu pela primeira vez a ideia de criar campos de concentração, principalmente na Sibéria, para inimigos de classe já em 1918.

©

Getty Images 

Exílio e trabalho forçado

A ideia, entretanto, não era nova. O exílio forçado na Sibéria estava em uso desde o século XVII para uma ampla gama de crimes e era uma punição comum para dissidentes políticos e revolucionários. Sakhalin, uma grande ilha na costa do Pacífico da Sibéria, era uma famosa prisão usada para encarcerar os condenados pelos crimes mais graves.

Nesta foto de 1890, vemos prisioneiros atrás das grades no convés de um navio a vapor a caminho da ilha.

©

Getty Images 

Sakhalin

Os prisioneiros enviados para Sakhalin realizavam trabalhos forçados em condições adversas, uma categoria de punição conhecida como katorga. Aqui, um guarda está a prender correntes pesadas a um condenado recém-chegado a um dos postos do governo em Sakhalin.

©

Getty Images 

Sonya Mão Dourada

Homens e mulheres eram despachados para Sakhalin. Nesta rara imagem, a vigarista conhecida como Sonya Mão Dourada é agrilhoada ao chegar à ilha. Condenada por roubo, foi exilada na colônia por tempo indeterminado. Em 1890, conheceu o dramaturgo russo Anton Chekhov, que estava de visita a Sakhalin durante as suas investigações sobre a reforma da prisão; ele posteriormente descreveu o incidente no seu livro Ilha de Sakhalin.

©

Getty Images 

Solovki

A Sibéria há muito que tinha ganho a sua terrível conotação de punição. Mas em 1920, foi criado o primeiro campo modelo do futuro sistema Gulag, nas Ilhas Solovetsky, na região do Mar Branco. Chamava-se Solovki e, ironicamente, estava alojado no edifício de um mosteiro.

©

Getty Images 

Sistema de campos

Os primeiros prisioneiros a chegar a este posto avançado remoto eram adversários políticos dos bolcheviques. As Ilhas Solovetsky cedo se tornaram o centro do sistema de campos no norte da Rússia.

©

Getty Images 

"Método de reeducação"

Em 1923, Solovki continha aproximadamente 3.000 prisioneiros; em 1930, o número saltou para quase 50.000. O trabalho forçado era aplicado como um "método de reeducação" no campo de prisioneiros de Solovki. Estabeleceu-se um notório sistema do tipo "comes à medida que trabalhas", segundo o qual a ração dos presos era vinculada à sua taxa de produção, proposta conhecida como escala alimentar. Essa política matava os prisioneiros mais fracos em semanas. Na foto, vemos a festa do concerto da prisão, montada provavelmente para fins de propaganda.

©

Getty Images

Estaline (1878–1953)

Em 1929, Stalin anunciou um programa de rápida industrialização e planos de cinco anos. No ano seguinte, o Gulag foi oficialmente estabelecido, criando assim uma rede unificada de campos para substituir o sistema prisional dual existente para inimigos de classe e criminosos.

©

Getty Images

Arquipélagos de "gulags"

Vastos "arquipélagos" de campos que se estendiam pela Sibéria cresceram em locais de projetos econômicos ambiciosos e forneciam uma fonte conveniente de mão de obra. Um desses projetos foi a construção do Canal Mar Branco-Báltico.

©

Getty Images

Canal Mar Branco–Báltico

O trabalho no ambicioso empreendimento começou em 1931. Foi reunida uma força de trabalho inicial de 126.000 prisioneiros para criar o que se tornaria a primeira hidrovia do mundo construída com trabalho prisional.

©

Getty Images 

Sobrelotação e doenças

A decisão de usar trabalho forçado durante toda a construção do canal foi baseada na economia tanto quanto em qualquer outra coisa. Os prisioneiros não eram pagos e a acomodação (na foto) era básica. Mas a sobrelotação e a doença eram comuns.

©

Getty Images 

Os doentes e moribundos

As instalações do hospital eram frugais e os cuidados gerais lamentáveis. Enquanto isso, o número de prisioneiros continuava a crescer. Em meados de 1931, um total de 1.438, ou 2% da média anual de prisioneiros, morreram. A taxa de mortalidade aumentou no final do ano devido às crescentes perdas industriais e à deterioração do abastecimento de alimentos.

©

Getty Images 

Uma verdade terrível

Embora os campos de trabalho penitenciário geralmente fossem mantidos em segredo, o Canal do Mar Branco era um caso de propaganda de condenados "reforjando-se" em trabalho útil. Mas a mentira escondia uma verdade terrível.

©

Getty Images

Alta taxa de mortalidade

De acordo com registros e relatos oficiais das obras de Aleksandr Solzhenitsyn, entre 12.000 e 240.000 trabalhadores morreram durante a construção do canal, inaugurado em 1933. Na foto, vemos o túmulo de um prisioneiro no campo local.

©

Getty Images 

Inauguração do canal

Stalin e oficiais do Kremlin na inauguração oficial do canal em 2 de agosto de 1933.

©

Shutterstock 

Tudo para nada

O zelo do ditador soviético em explorar o trabalho prisional como um símbolo altamente visível de desenvolvimento fez com que os trabalhadores e engenheiros nunca tivessem tempo, dinheiro ou equipamento necessário para construir um canal que fosse profundo e seguro o suficiente para transportar tonelagem do século XX. Em última análise, a hidrovia nunca desempenhou qualquer papel significativo no comércio ou indústria soviética.

©

Getty Images 

Vorkutlag

Os meados ao final da década de 1930 representaram o período do Grande Terror de Stalin, uma campanha de repressão política na União Soviética, também conhecida como a Grande Purga. Milhares foram vítimas, incluindo funcionários do Partido Comunista e do Exército Vermelho, membros do serviço público e camponeses “relativamente ricos” (kulaks). Muitos foram enviados para Vorkutlag (na foto), um dos mais infames gulags soviéticos.

©

Getty Images 

Escondido no Círculo Ártico

Vorkutlag era um dos maiores campos de todo o sistema Gulag. Ficava localizado em Vorkuta, no norte do Círculo Polar Ártico, na República de Komi.

©

Getty Images 

"Inimigos do Estado"

Fundado em 1932 com o início da mineração de carvão, Vorkutlag alojava dissidentes, presos políticos, os chamados "inimigos do Estado" e criminosos comuns. Mais tarde, também serviu como campo de prisioneiros de guerra durante a Segunda Guerra Mundial.

©

Getty Images 

Expurgados

Presidiárias partilham um momento de repouso no seu barraco no Vorkutlag. As purgas de Stalin levaram a que muitos campos fossem incapazes de lidar com o influxo em massa de prisioneiros.

©

Getty Images 

Mais prisioneiros

O sistema Gulag de Vorkuta compreendia aproximadamente 132 subcampos. No seu pico, em 1951, Vorkutlag alojava 71.000 prisioneiros.

©

Getty Images 

O destino das prisioneiras

As mulheres sofriam muito nos gulags. Funcionários do campo, guardas e até outros prisioneiros do sexo masculino às vezes espancavam ou abusavam sexualmente das mulheres condenadas. Algumas mulheres arranjavam "maridos de acampamento" para proteção e companhia.

©

Getty Images 

Bens para consumo em massa

Prisioneiros, homens e mulheres, numa oficina de alfaiate. Muitos campos forneciam instalações para os presos produzirem bens para consumo em massa. Isso incluía roupa e acessórios, como sapatos.

©

Getty Images 

Trabalhar num ofício

Da mesma forma, a produção de cerâmica e móveis punha a uso as competências de carpinteiros e oleiros presos.

©

Getty Images 

Temperaturas abaixo de zero

Muitos prisioneiros dos gulags simplesmente morriam congelados. Cansados, fracos e vestidos de forma inadequada, estavam mal equipados para trabalhar em temperaturas abaixo de zero. Na foto, um grupo de trabalho na região da Sibéria Oriental, perto de Verkhoyansk. A temperatura mais baixa já registrada aqui é −68 °C.

©

Getty Images 

Projetos megalómanos

No final dos anos 1940, Estaline deu início a outra rodada de projetos megalômanos, entre eles a construção da ferrovia Salekhard-Igarka, a chamada "Estrada da Morte". Mas esta, um túnel e uma ferrovia para a Ilha Sakhalin foram interrompidos com a morte do ditador em 1953.

©

Getty Images 

Morte de Estaline

Stalin morreu em 5 de março de 1953. O seu falecimento levou a uma amnistia concedida aos condenados por delitos criminais menores, mas ignorou por completo os prisioneiros políticos — notícias que alcançaram os cantos mais longínquos do arquipélago de gulags.

©

Getty Images 

Revolta

Ocorrendo logo após a morte de Stalin, a Revolta de Vorkutlag de 1953 assumiu inicialmente a forma de uma caminhada passiva de prisioneiros que protestavam contra as condições do campo. Mais tarde, tornou-se violenta e foi brutalmente reprimida. Mas a sorte estava lançada. Naquele mesmo ano, no gulag de Norillag, ocorreu uma greve semelhante, naquela que ficou conhecida como a Revolta de Norilsk.

Na foto, S Golovko, prisioneiro do gulag de Norilsk e participante na revolta.

©

Getty Images

"Degelo de Khrushchev"

Este cartaz de propaganda de 1938 diz: "O trabalho a quente vai derreter a tua pena de prisão!" Mas em 1954 o novo líder soviético, Nikita Khrushchev, ordenou a revisão de quase quatro milhões de casos de crimes políticos no que ficou conhecido como o "degelo de Khrushchev". O sistema Gulag foi finalmente abolido em 1957. No entanto, a repressão aos dissidentes continuou, com inúmeros oponentes políticos presos e cumprindo as suas penas em condições terríveis.

©

Getty Images

Aleksandr Solzhenitsyn (1918–2008)

O dissidente mais famoso da era soviética foi Aleksandr Solzhenitsyn. Um crítico sem reservas da União Soviética e do comunismo, Solzhenitsyn passou oito anos num campo de trabalho (foto) e depois no exílio interno por criticar Stalin numa carta privada. Foi libertado do exílio em 1956. O livro de Solzhenitsyn, O Arquipélago Gulag, publicado em 1973, documenta a sua própria experiência como prisioneiro de um gulag e continua a ser um dos relatos mais importantes da vida dentro do sistema Gulag.

Fontes: (Gulag Online) (Hoover Press) (Gulag History) (Gulag Map) (Britannica) (Seventeen Moments in Soviet History)

©

Getty Images 

Mundo Castigo 01/03/21 POR NMBR


O GULAG era a agência governamental responsável pela vasta rede soviética de prisões e campos de trabalho que surgiu logo após os bolcheviques tomarem o poder na Rússia em 1917.

PUB

Atingindo o seu pico durante o governo de Stalin dos anos 1930 ao início dos anos 1950, o gulag tornou-se sinônimo de miséria, assassinato e terror à medida que a Sibéria ganhava a sua célebre conotação de punição.

O sistema Gulag foi abolido em 1957, mas a própria palavra ainda evoca o medo e a repressão que varreu a União Soviética durante a primeira metade do século XX.

Clique na galeria para ver como era ser um prisioneiro num gulag.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 20 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 18 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 21 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 20 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 19 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 11 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 14 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 11 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 20 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 19 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave